Agora falta escolher os prefeitos

Balneário Rincão e Pescaria Brava, no Litoral Sul, juntam-se aos atuais 293 municípios de Santa Catarina. A tão sonhada emancipação gera uma série de expectativas, que vão desde melhorias em infraestrutura até a primeira corrida eleitoral para definição de prefeito e vereadores, que ainda deverá ser marcada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O assunto do momento entre os 12 mil habitantes de Pescaria Brava gira em torno das melhorias que a região espera receber e quando serão as primeiras eleições no município.

– A administração e os recursos ficarão aqui, por isso a vida de todos irá melhorar – acredita a aposentada Láudia de Souza, de 64 anos, que no dia 29 de junho de 2003 foi uma das 12.887 pessoas a dar voto favorável (52,38%) à emancipação política do então distrito de Laguna.

Para Imídia Andrade Martins, problemas que existem há vários anos deverão ser resolvidos em pouco tempo com essa nova realidade.

– A esperança é grande. Vejo isso tudo com bastante alegria, pois nunca tivemos uma atenção em infraestrutura ou saúde e com certeza essas áreas serão as primeiras a ser beneficiadas – espera a mulher de 52 anos.

Apesar de o Supremo Tribunal Federal dar validade às leis estaduais que criaram os dois novos municípios, o TRE não definiu data das eleições a prefeito e vereador.

– Para que sejam marcadas eleições, precisamos de um embasamento legal e para isso, esperamos lei federal ou alguma determinação oficial superior – disse o presidente do TRESC, Cláudio Barreto Dutra.

Mesmo sem data para ter estrutura administrativa, um imóvel para prefeitura já está mapeado. A administração ficaria em uma casa onde hoje funciona de forma provisória a escola Domingos Barbosa de Cabral.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8561.
Editoria: Política.
Página: 6.
Jornalista: Marcelo Becker.