Chuva acima da média

Influenciado pelo El Niño, setembro bateu o recorde em quantidade de chuva. De acordo com dados levantados por Leandro Puchalski, da Central RBS de Meteorologia, Santa Catarina vive momento histórico do clima em algumas cidades. O total de chuva desse mês, em Indaial, foi 289,5 mm, o que não ocorria desde 1971, ano de início das observações.

A previsão de hoje é que o tempo volte a ficar instável com alternância de chuvas fracas e fortes. Segundo o meteorologista do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina, Daniel Calearo, o volume de chuva previsto no Estado está entre 50 e 80 milímetros em dois eventos isolados. O primeiro é nessa quinta-feira e o outro no início da próxima semana.

A Defesa Civil está em alerta e trabalha para normalizar a situação nas áreas atingidas. O diretor do órgão em Blumenau, Telmo Duarte, afirma que a população pode ficar tranquila. Segundo ele, a previsão do tempo não impede que as pessoas trabalhem normalmente. Mas como o solo está molhado e as chuvas são constantes, há risco de deslizamentos de terra.

Em Ilhota, dois geólogos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) chegaram ontem para analisar a condição do solo do Morro do Baú. A Defesa Civil calcula que mais de 1,8 mil pessoas foram atingidas pela enxurrada. Cerca de 130 pessoas saíram de casa e estão alojadas com parentes e amigos.

A população de Ilhota está orientada a sair imediatamente de casa e ligar à Defesa Civil (199) se água barrenta entrar nas casas ou houver movimentação de terra. A situação em Timbó, aos poucos, volta ao normal.

– Esperamos que as previsões não se confirmem, mas estamos prontos para ajudar -, garante o diretor da Defesa Civil de Timbó, Nilton Theilacher.

As barragens

Barragem Oeste

Onde fica: Taió

Capacidade do reservatório: 110 milhões de metros cúbicos

Situação: 42% cheia

Barragem Norte

Onde fica: José Boiteux

Capacidade do reservatório: 357 milhões de metros cúbicos

Situação: 27% cheia

Barragem Sul

Onde fica: Ituporanga

Capacidade do reservatório: 97,5 milhões de metros cúbicos

Situação: 75% cheia

Fonte:Defesa Civil de Rio do Sul e Deinfra

Deinfra garante controle do sistema no Alto Vale

IBIRAMA – O gerente de Obras Hidráulicas e Barragens do Deinfra, Guilherme Rodolfo Bresciani, está na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Ibirama desde o início das chuvas. Ele monitora o represamento das três barragens do Alto Vale, visando reduzir os impactos das enchentes.

Segundo Bresciani, em breve deverão ser liberados R$ 5 milhões para a substituição de uma comporta da Barragem Norte, construção de uma ponte na Reserva Indígena Duque de Caxias e para cercar a área da barragem.

Mesmo sem chuva, ontem, o nível do Itajaí-Açu, em Rio do Sul, quase não diminuiu. Na última medição, às 18h, o rio estava com 6,73 metros, quando o normal é 1,20 metro. De acordo com o diretor da Defesa Civil da cidade, Alécio Leontino Pereira, a abertura de três das cinco comportas da barragem de Ituporanga fez com que o nível das águas quase não diminuísse. Rio do Sul tem 550 pessoas desabrigadas e 450 desalojadas, que só devem voltar para casa quando o nível do rio voltar ao normal.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 11746.
Editoria: Geral.
Página: 17.