RIO DOS CEDROS – O município de Rio dos Cedros realizou na terça-feira, 24, a primeira Conferência Municipal de Saneamento Básico. O encontro, que aconteceu a no auditório da secretaria municipal de Educação, contou com a presença de agentes públicos, gestores e conselheiros municipais, vereadores e comunidade em geral.
Na ocasião, foram discutidas e apontadas prioridades para as quatro áreas do saneamento: abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e tratamento de resíduos sólidos, e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. Tais prioridades serão contempladas no Plano Municipal de Saneamento Básico que será elaborado pelo município sob a coordenação da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi).
Além disso, os participantes assistiram à palestra "A Política Nacional de Saneamento Básico e sua aplicação no município", proferida pela assessora do Saneamento Ambiental da Ammvi, Fabiana de Carvalho Rosa. Segundo ela, é relevante que os cidadãos conheçam a influência de tal política no município, contribuindo para a construção conjunta de ações viáveis e pertinentes à realidade local.
O secretário municipal de Agricultura, Pedro Claudino dos Santos Junior, destacou que algumas sugestões apontadas pela comunidade poderão ter aplicação imediata, a exemplo da elaboração de uma política de recuperação da mata ciliar. Outras, porém, além de um planejamento minucioso, demandarão um volume vultuoso de recursos financeiros, necessitando que o município busque parcerias de outras esferas de governo para a implementação de melhorias.
O prefeito de Rio dos Cedros, que também participou da conferência, ressaltou que o momento é propício para levantar demandas e identificar carências na área de saneamento no município para que, posteriormente, o Plano seja elaborado de acordo com a realidade local.
"Temos um grande desafio pela frente, executar ações de saneamento básico no município. Para tanto, é necessária a união de todos – poder público e comunidade – para que, juntos, possamos melhorar o cenário atual e aprimorar a qualidade de vida do munícipe" ressalta.
Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1137.
Editoria: Regional.
Página: 17.