BLUMENAU – Reformulação do plano de carreira e remuneração do magistério foram os assuntos debatidos durante a reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi). O encontro aconteceu no dia 22 de abril, na sede da entidade, em Blumenau, e reuniu dirigentes de educação dos municípios associados.
O tema foi apresentado pela diretora do Grupo de Apoio Educacional e conselheira do Conselho Estadual de Educação do Paraná, Shirley Piccioni. Na ocasião, Piccioni orientou os secretários municipais sobre os passos e medidas a serem tomadas para a revisão do plano de carreira, o qual deverá ser reformulado até o fim deste ano.
Dentre as orientações, Piccioni frisou a necessidade de conscientização dos professores sobre a legislação vigente e as diretrizes exigidas, bem como a elaboração de um estudo sobre o impacto financeiro do plano de carreira nas prefeituras. "É necessário contemplar os interesses da educação com as possibilidades da administração pública municipal e da própria lei, de forma que não invalide os cofres públicos" explica.
Segundo a conselheira, a participação dos professores na reformulação do plano de carreira gera um comprometimento maior da classe, como também esclarece algumas questões que estão ditadas em lei. "A revisão do plano de carreira do magistério deve ser vislumbrada como um avanço e uma oportunidade de melhorar o entendimento sobre algumas questões polêmicas na área educacional" diz.
Em pauta, os secretários abordaram também o Fórum Nacional da Undime, conferências regionais de educação, piso nacional dos professores, dentre outros informes. O próximo encontro será realizado no mês de maio.
Participaram da reunião os dirigentes e técnicos de educação dos municípios de Apiúna, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Veículo: Jornal do Médio Vale.
Edição: 1076.
Editoria: Regional.
Página: 10.