Blumenau vai sediar a audiência pública da Comissão de Educação do Senado para discutir a proposta de federalização da Furb. A data e o local ainda não foram definidos, mas o encontro deve acontecer já no início de novembro. A sessão vai debater pontos relacionados ao projeto de lei, que tramita no Congresso.
A iniciativa vai permitir a ampliação do debate sobre a federalização e trazer mais informações sobre os detalhes da proposta. Para o coordenador-geral do Comitê Pró-Federalização da Furb, Valmor Schiochet, a expectativa é positiva. "Acreditamos que esse encontro pode reforçar muito nosso apoio político", aposta.
O comitê pretende aproveitar a realização do encontro para organizar uma mobilização popular em favor da Furb Federal. "Queremos demonstrar para a comunidade a importância desse projeto para toda a região do Vale", revela, garantindo que a proposta está recebendo cada vez mais apoio dos moradores.
O projeto
A proposta de federalização da Furb surgiu por meio da articulação de um grupo, em dezembro de 2002. Com a composição do Comitê Pró-Federalização, a ideia foi colocada em votação popular num plebiscito, em maio de 2008, quando 94% dos votantes disseram sim à Furb Federal.
Depois da aprovação, o projeto foi apresentado ao ministro da Educação, Fernando Haddad, que o encaminhou para análise do ministério e pediu uma reavaliação da estrutura física da universidade.
Schiochet lembra que o projeto recebeu apoio irrestrito na conferência estadual de educação. "Todos os delegados se mostraram favoráveis à nossa proposta", garante. Segundo ele, o objetivo principal é incluir o Vale do Itajaí na rede integral pública de ensino com uma parceria entre universidade e Governo Federal.
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 330.
Editoria: Geral.
Página: 9