Artesãos da região da Ammvi reivindicam uma associação regional

Artesãos que atuam nos 14 municípios da região da Ammvi (Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí) estão convocados para uma assembléia no dia 8 de novembro.   Na pauta a criação de uma associação regional da categoria e aprovação do estatuto da nova entidade. A data foi acertada nesta sexta-feira (6), durante encontro dos artesãos, realizada na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau.


No encontro, coordenado pela Gerência de Desenvolvimento Social, Urbano e Meio Ambiente da SDR Blumenau, também ficou definido pela busca do apoio dos prefeitos da região para a criação da associação regional. “Queremos sensibilizar os prefeitos de que o artesão regionalizado vai poder participar de feiras nacionais, levando o nome de sua cidade e atuando como um agente de divulgação turística”, observou a gerente Ivone de Castro.


Estão sendo convocados para participar da assembléia de criação da associação regional artesãos de Blumenau, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó (área de abrangência da SDR Blumenau), além de Apiúna, Ascurra, Botuverá, Brusque a Guabiruba.


O encontro desta sexta-feira foi o segundo este ano, para discutir a criação da associação regional de artesãos. O primeiro foi no dia 15 setembro, também na SDR Blumenau, e reuniu cerca de 30 artesãos da região. Não existem números oficiais sobre o número de artesãos que atuam na região, mas a estimativa é de que mais de 2,2 mil pessoas trabalhem com artesanato nos 14 municípios. Somente em Blumenau, a Fundação Cultural tem cadastrado quase 300 artesãos, distribuídos em quatro associações, que produzem e comercializam os mais diferenciados produtos, como bonecas de pano, pintura, bijuterias, trabalhos em couro, móveis de madeira e vime.


Fonte: Assessoria de Comunicação/SDR Blumenau