SC cresce menos que os vizinhos no Ideb

Santa Catarina melhorou nos três índices apontados no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), em 2009. Mais uma vez, as metas estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) foram batidas. Mesmo assim, o Estado caiu no ranking nacional, porque outros estados, como o Paraná, melhoraram ainda mais o seu desempenho.

Na nota divulgada em 2007, Santa Catarina liderava em duas das três categorias: ensino médio e séries finais (5ª a 8ª séries). Nas séries iniciais (1ª a 4ª), o Estado ocupava o quarto lugar.

Com as notas de 2009, Santa Catarina manteve apenas a liderança entre os alunos das séries finais. O Estado melhorou em 0,2 ponto seu desempenho. Menos que Brasília, o segundo colocado, que subiu sua nota em 0,4 ponto.

A melhora nas notas das séries iniciais é uma tendência observada em todo o Brasil, aponta o estudo.

Já de olho na próxima avaliação, no ano que vem, o Ministro da Educação, Fernando haddad, disse que a tendência é de que esse ritmo de melhora caia nas séries iniciais e aumente nas seguintes, como em um sistema de ondas.

No ensino médio, Paraná fica na frente

A liderança no ensino médio foi perdida para o Paraná. Ambos dividiram o primeiro lugar em 2007, com nota 4,0. Mas o estado vizinho evoluiu mais, e tomou a ponta de SC. O Rio Grande do Sul também cresceu a passos mais largos que Santa Catarina. Os gaúchos cresceram 0,2 ponto e alcançaram o terceiro lugar, dividido com Minas Gerais e São Paulo.

Os melhores do Ideb (anexo)

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8857.
Editoria: Economia.
Página: 17.