Santa Catarina deixou de ser o Estado com a melhor educação pública do país de 5ª a 8ª séries (ensino fundamental) e no ensino médio, na avaliação da rede estadual. Agora, SC ocupa a segunda posição nos dois casos, conforme dados apontados pelo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) de 2009, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).
O secretário de Estado da Educação, Silvestre Heerdt, diz que a perda de liderança preocupa. Ele admite que o Estado teve a sua parcela de culpa.
– Os outros estados podem ter sido mais competentes e investido mais no aprendizado dos alunos. Nos descuidamos em alguns aspectos.
Ele afirma que a perda da liderança será encarada como desafio, com investimentos para reverter o quadro.
O Diário Catarinense fez um recorte dos dados para retratar com mais precisão o atual cenário do ensino público estadual. Mesmo tendo aumentado as notas de 5ª a 8ª séries (de 4,1, em 2007, para 4,2 no ano passado), Santa Catarina perdeu a liderança para São Paulo.
No ensino médio, a nota diminuiu de 3,8 para 3,7 e o vizinho Paraná abocanhou a primeira colocação. As notas das séries iniciais, apesar de terem crescido de 4,7 para 5,0, mantiveram o Estado no quinto lugar, o mesmo desde o início da aferição, há cinco anos.
Para reconquistar o primeiro lugar no ranking, Heerdt defende uma mudança de postura na forma de educar.
– A sala de aula deve deixar de ser um espaço onde se ensina para se tornar um espaço onde se aprende.
O doutor em Educação e diretor do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de SC (UFSC), Wilson Schmidt, entende que a avaliação reflete a insuficiência dos esforços para melhorar a educação. Para ele, a municipalização do ensino não é o caminho porque ignora as peculiaridades individuais de cada município. Não há como tratar igualmente os desiguais, afirma.
– O regime de colaboração, no qual prefeitura e governo estadual assumem juntos o ensino fundamental, é uma manifestação da sociedade para investir na educação.
As projeções estipuladas pelo Inep até 2021 devem ser superadas no Estado, afirma o secretário de Educação. Heerdt considera as metas como um índice mínimo para ser alcançado no ritmo normal de crescimento. Incentivo à leitura, investimentos em computadores e estímulo à presença dos pais na escola são algumas medidas adotadas.
Interior do Estado tem melhor nota
As cidades com melhores colocações no Ideb 2009, considerando o ensino público estadual, estão no interior do Estado. Nas séries iniciais (1ª a 4ª), Meleiro, no Sul, desponta em primeiro lugar. Entre as maiores cidades, Chapecó fica como uma das mais bem colocadas (13ª). Joinville e Blumenau empatam em 14ª; Criciúma fica na 15ª colocação e Florianópolis está em 18ª.
Nas séries finais (5ª a 8ª), Lacerdópolis, no Meio-Oeste, ocupa a primeira posição. Das grandes cidades, Joinville e Chapecó empatam com a colocação 16ª. Blumenau fica em 17ª, Florianópolis e Criciúma estão colocadas em 19ª.
Quando considerada a lista das cem melhores escolas de SC, considerando estaduais e municipais, Joinville concentra a maior quantidade de colégios devido à qualidade do ensino municipal. Florianópolis conta com apenas três da lista de cem melhores nas séries iniciais – uma municipal, uma estadual e uma federal.
O melhor colocado é o Colégio de Aplicação (44ª). Nas séries finais, a cidade também possui três das cem – uma municipal, uma estadual e uma federal. A melhor é a Escola Estadual Básica Feliciano Nunes Pires, na 9ª posição.
Desempenhos do Estado e do Brasil (anexo)
Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8858.
Editoria: Geral.
Página: 15.
Jornalista: Francine Cadore (francine.cadore@diario.com.br).