Dificuldade ao bater na porta

Faltam 130 casas para Filipe Baumgart Duarte, 18 anos, encerrar, até dia 30, a tarefa de recenseador em Florianópolis. Ao todo, o jovem é responsável por cerca de 1,2 mil entrevistas, que abrangem os bairros Jardim Atlântico, Coloninha e Monte Cristo, todos na região continental da Capital.

Para fechar seu compromisso, Duarte vai ter a ajuda de outro colega recenseador, que, numa força-tarefa irá dividir as visitas no Bairro Monte Cristo, considerado o mais crítico na região de responsabilidade do rapaz. Ele conta que, apesar de ser o local, entre seus setores, com maior número de casas e moradores, a maior dificuldade enfrentada foi a ausência dos responsáveis. De 570 casas, faltam 130 para que a tarefa seja cumprida. Os responsáveis pelo lar geralmente não estão em casa quando há a visita do recenseador.

– Encontrei crianças nas casas, adolescentes, mas nenhuma podia dar as informações que precisamos. O Monte Cristo é o mais difícil. Mesmo assim, trabalhei em feriados e fins de semana para conseguir as entrevistas – conta.

Em quase três meses de trabalho, Duarte coletou dados de 350 casas na Coloninha, cerca de 290 no Jardim Atlântico, e aproximadamente 440 no Monte Cristo.

Um dos receios apontados pelos moradores ao recenseador é a insegurança do destino das informações prestadas na entrevista. Muitos têm medo dos dados pararem na Receita Federal ou de aparecerem novas cobranças em sua porta, explica o jovem.

Medo de assalto e de passar os dados

O Bairro Coqueiros foi apontado por Duarte com um dos mais críticos de toda a região continental da Capital.

Outros colegas afirmaram a ele que lugares com moradores de maior poder aquisitivo são os mais complicados de obter informações. Eles temem, além do perigo de um possível assalto, que seus dados sejam revelados para outros fins que não o de recenseamento, o que dificulta o trabalho.

Até agora, 74% da região continental da Capital está finalizada no Censo 2010.

Veículo: Jornal Diário Catarinense.
Edição: 8964.
Editoria: Geral.
Página: 26.
Jornalista: Roberta Kremer (roberta.kremer@diario.com.br).