Mais 400 novos empregos em Gaspar

GASPAR – A partir de dezembro do ano que vem, Gaspar e região irão contar com a geração de 400 novos empregos, sendo 100 deles diretos. Os novos trabalhadores vão integrar o quadro de funcionários da fábrica de maionese Salada, que será instalada no complexo industrial da Bunge, em Gaspar. A oficialização do investimento de R$ 32,4 milhões foi feita ontem com a assinatura do protocolo de intenções entre o presidente da Bunge, Pedro Parente, o governador Leonel Pavan e o prefeito de Gaspar, Celso Zuchi.

O investimento é resultado do compromisso do governo de Santa Catarina em manter os incentivos fiscais para a empresa. A unidade para fabricação de maionese ficará ao lado da atual empresa, que produz margarinas e óleos. Além disso, a Bunge está enquadrada no Pró-Emprego, criado para viabilizar a instalação de empreendimentos geradores de emprego e renda no Estado. O programa incide sobre o ICMS com redução de alíquotas para a importação e na venda após a produção.

– Este não é apenas um novo investimento, mas uma demonstração da nossa parceria com o Estado e o município. Essa nova fábrica também vem para desmentir quaisquer rumores de que a Bunge iria embora de Gaspar – afirmou Parente.

Junto com a questão econômica, uma vez que a empresa representa 40% da arrecadação de ICMS do município, o prefeito Celso Zuchi destacou o papel social da Bunge em Gaspar, com os programas de educação ambiental em algumas escolas e a ajuda na reconstrução da cidade após a tragédia de novembro de 2008. A empresa firmou compromisso para a construção de 119 casas e uma escola.

A ampliação da fábrica foi considerada um momento histórico pelo governador Leonel Pavan. Ele contou que a briga pela permanência foi, principalmente, porque a Bunge é uma empresa que eleva a qualidade da produção do Estado, levando o nome de Santa Catarina para todo o país e para fora dele.

Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12082.
Editoria: Economia.
Página: 9.
Jornalista: Daniela Pereira (daniela.pereira@santa.com.br).