Inclusão digital é tema de debate


O seminário “Internet para todos: estratégia focada nos municípios”, realizado nesta terça-feira, 7, no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, apresentou casos bem sucedidos de internet pública no Brasil e no exterior. O representante da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Samuel Porto, que participou do painel “Experiências Locais de Implantação de Sistemas de Acesso à Internet” advertiu que não basta oferecer computador e internet. É necessário produzir e disponibilizar conteúdos didáticos, o que requer pessoal treinado, inclusive professores.


O evento promovido pela Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática, teve por objetivo demonstrar a viabilidade de propostas de universalização do acesso à internet no Brasil.


Uma das iniciativas abordadas no seminário foi o projeto “Piraí Digital”, que integra o programa “Cidades Digitais”, do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o coordenador do projeto e professor da Universidade Federal Fluminense, Franklin Dias Coelho, o objetivo é a informatização das escolas e postos de saúde e a oferta de terminais de computador de acesso público. E apontou os consórcios digitais regionais como estratégia para a universalização da internet. “Os consórcios reduzem em até três vezes os custos operacionais”, afirmou Coelho.


O representante da diretoria de telecomunicações do Ministério das Comunicações, Igor Villas-Boas de Freitas, também afirmou que não basta universalizar o acesso à internet. Segundo ele, também é necessário definir padrões mínimos de qualidade para os serviços oferecidos.


Fonte: Ascom AMMVI com informações da Agência CNM