O coordenador da Frente Parlamentar Pró-ferrovias, Pedro Uczai, reuniu-se na tarde da última quinta-feira (2) com empresários e líderes de entidades de Blumenau para discutir a atual situação da Ferrovia Leste-Oeste em Santa Catarina. Durante o encontro, na Associação Empresarial (Acib), pediu a mobilização do setor produtivo da cidade para "pressionar" o início das obras. Ressalta que a representatividade do Vale do Itajaí precisa ser maior em defesa da Ferrovia Leste-Oeste, conhecida como Ferrovia da Integração, "que só trará benefícios para as cidades".
Segundo o parlamentar, Depois da conquista obtida em manter o traçado original do projeto pelo Vale do Itajaí, e não mais pelo Planalto Norte, a Leste-Oeste será uma importante ferrovia de alimentação das linhas de trem Norte-Sul, que ligará todo o País: "Além de todo o Brasil, este projeto ligará Santa Catarina diretamente à Argentina e, posteriormente, ao Chile. São 362 quilômetros de alto valor agregado que trarão muito mais desenvolvimento para a região", defende.
Dando ênfase à economia do Estado, Uczai ressalta que Santa Catarina, hoje na sétima posição do ranking produtivo dos estados, poderá cair oito posições em apenas oito anos se a infraestrutura não for foco do governo. Para ele, os políticos catarinenses precisam deixar do assistencialismo por troca de votos e pensar em soluções a médio e longo prazos.
Integração
Com início em 2003, durante a elaboração de um Estudo de Viabilidade do Sistema Ferroviário de Santa Catarina, foram projetados inicialmente 616 km para a ferrovia. O novo traçado parte de Itajaí em direção à Serra, acompanhando a BR-470 até a região de Curitibanos. Logo após, seguiria da BR-282 até Chapecó. Durante o processo, houve uma proposta de mudanças retirando o traçado de Curitibanos e transferindo para Ponte Alta. Com a intervenção de Uczai, a Comissão Pró-ferrovia conseguiu manter o projeto original e ainda a ampliar até Dionísio Cerqueira.
Segundo o Denit e o Comitê Gestor do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), serão 700 quilômetros de extensão com investimento previsto em R$ 5 milhões. Após 2010, os investimentos devem ultrapassar os R$ 11 milhões.
O edital para os estudos de viabilidade técnica, impacto ambiental e arqueológico será publicado dia 16. Será divido em cinco lotes para que mais de uma empresa possa realizar o projeto e, assim, acelerar as atividades. Na opinião do deputado, 2011 será o ano das licitações ferroviárias no Estado e os projetos executivos da obra podem ser iniciados em 2012.
Veículo: Jornal Folha de Blumenau.
Edição: 435.
Editoria: Geral.
Página: 18.