BLUMENAU – Contadores das nove principais cidades do Vale do Itajaí e Litoral podem iniciar a abertura de empresas apenas com alguns cliques nos sites das prefeituras. Donos de imóveis de seis delas não precisam esperar o carnê do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) ser entregue pelos Correios. Basta imprimir o boleto sem sair de casa. Estes são dois dos serviços informatizados pelas prefeituras para facilitar a vida de quem precisa deles (veja tabela). No entanto, especialistas entendem que a oferta não passa do básico.
A pedido do Santa, o Mestre em Ergonomia e consultor em Gestão do Conhecimento, Márcio Matias, avaliou oito itens de cada prefeitura, dentro de critérios de interatividade, serviço e informatização, estabelecidos pela reportagem com auxílio do especialista. De acordo com Matias, os esforços das administrações municipais em modernizar os processos estão mais focados na administração interna, como integração dos sistemas das secretarias, do que na demanda de serviços aos cidadãos. Matias sugere que os municípios invistam em um planejamento contínuo de gestão da tecnologia, inovação e usabilidade dos sistemas levando em consideração as necessidades específicas dos moradores.
– A prefeitura deve incrementar a comunicação com os cidadãos via e-mail, redes sociais e mensagens via SMS. Isso vai contribuir para que ele entenda o que o cidadão quer – argumenta o especialista.
A informatização das prefeituras é fruto da Lei de Responsabilidade Fiscal de 2000, que prima pela transparência. Nestes 11 anos, os executivos têm desenvolvido ações para aproximar o cidadão do governante e dar mais liberdade a quem precisa dos serviços das prefeituras. O objetivo é evitar filas e diminuir custos. Em Rio do Sul, a emissão do carnê do IPTU pela internet economiza papel e já tem a adesão de 17% dos 22 mil contribuintes da cidade.
Em Gaspar, a informatização chegou com a aprovação do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal que, em parceria com a Caixa Federal, libera recursos para modernização das administrações municipais. Cidades como Brusque, Indaial e Pomerode têm um Portal do Cidadão no site oficial. Os principais serviços disponíveis estão lá.
Em Blumenau, os documentos encaminhados pela Praça do Cidadão ou pela chamada Praça Web podem ser acompanhados por email. Quando fica pronto, chega à caixa de entrada do requerente um aviso para retirada ou para impressão, dependendo do documento. Em Itajaí, máquinas caça-níqueis apreendidas pelas polícias são transformadas em computadores usados nas escolas para a inclusão digital da comunidade. AS SUGESTÕES DE ESPECIALISTAS |
– Formação e investimento em equipe profissional para atuar na tecnologia da informação |
– Incremento da comunicação com os cidadãos via e-mail, redes sociais e mensagens via SMS |
– Sistema de extranet para comunicação com instituições parceiras e fornecedores e solicitação de serviços |
– Projeto com apuração das necessidades da população na área de tecnologia com planejamento e objetivo, execução e cobrança |
– Promoção de cursos profissionalizantes via ensino à distância para a população |
– Investimento em um modelo de informatização de todas as escolas públicas, proporcionando a inclusão digital já na infância |
Fonte: Mestre em Ergonomia e consultor Márcio Matias e sociólogo Eduardo Guerini |
A informatização no Vale – parte I (anexo 412).
A informatização no Vale – parte II (anexo 413).
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12131.
Editoria: Política.
Página: 4.
Jornalista: Raquel Vieira (raquel.vieira@santa.com.br).