BLUMENAU – Janeiro foi um mês positivo para o mercado de trabalho em Blumenau. O saldo, que representa a diferença entre contratações e demissões, fechou em 1.034 no período, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho. Apesar da abertura de novos postos de trabalho, o saldo caiu 15% comparado ao de janeiro de 2010, uma diferença de 182 vagas. O município ocupa o segundo lugar no ranking estadual, perdendo apenas para Fraiburgo, que se destacou no ranking por conta dos postos de trabalho gerados pelo setor agropecuário.
O setor que teve o maior saldo em Blumenau foi a administração pública, com 451 empregos gerados. Os Serviços Industriais de Utilidade Pública (formado por profissionais que trabalham com produção e distribuição de energia, tratamento e distribuição de água e correios) foi o único com saldo negativo (-0,34), ou seja, demitiu mais do que contratou. A indústria de transformação, segundo lugar com melhor saldo, gerou 323 vagas mês passado.
O economista do Instituto de Pesquisas Sociais da Furb (IPS) Nazareno Schmoeller explica que a retração em Blumenau comparada a janeiro do ano passado se justifica pela conjuntura econômica nacional. O especialista acredita que o cenário possa melhorar a partir de agosto, quando as políticas adotadas pelo novo governo estejam mais consolidadas.
– Há uma perda de dinamismo na economia nacional causada por medidas do novo governo para evitar a alta da inflação. Em Blumenau, a alta do algodão pode afetar o mercado de trabalho – afirma Nazareno.
Em todo o país, foram gerados 152.091 empregos formais em janeiro, segundo o Caged. Ocorreram 1,65 milhões de admissões e 1,49 milhões de demissões no período. A indústria de transformação e a construção civil contribuíram para o saldo positivo, atingindo os números de 71.231 e 53.207. Os setores com saldo negativo foram os de comércio (-18.130) e administração pública (-1.042). O Sul ficou em segundo lugar no ranking nacional de geração de empregos (49.075), perdendo para o Sudeste (71.095).
Saldos em Blumenau no mês de janeiro (anexo 450).
Ranking estadual (anexo 451).
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12150.
Editoria: Economia.
Página: 10.
Jornalista: Caroline Passos (caroline.passos@santa.com.br).