BNDES prorroga prazo de vigência do Provias

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) prorrogou para o dia 30 de junho de 2007 o prazo de vigência do Programa de Intervenções Viárias (Provias). A medida consta na carta-circular n° 52/2006, publicada no dia 28 de dezembro. A prorrogação do prazo foi reivindicada pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam) em ofício encaminhado ao governo federal e a Confederação Nacional de Municípios (CNM), em dezembro último.

O Provias, que beneficia pessoas jurídicas de direito público municipal, visa contratar operações de crédito para aquisição de máquinas e equipamentos nacionais destinados a intervenções em vias públicas, rodovias e estradas. O financiamento pode ser feito em até 54 meses, incluído até seis meses de carência. O limite de financiamento do programa deve seguir os seguintes critérios: até R$ 1,25 milhão para municípios com população inferior ou igual a 50 mil habitantes e até R$ 3 milhões para municípios com população superior a 50 mil habitantes.

Por meio do Provias, podem ser financiáveis: máquinas rodoviárias e equipamentos para pavimentação: trator de lagartas, trator de roda (moto scraper), carregadeira de rodas, escavadeira hidráulica, pá carregadeira, motoniveladora, retroescavadeira, rolo compressor, usina de asfalto móvel, compactador de solo, secador de solos, fresadora de asfalto, vibro acabadora de asfalto, espargidor de asfalto, distribuidor de asfalto, cortadora de piso; Chassi de caminhão: caminhão leve, caminhão médio, caminhão pesado, caminhão trator; Carrocerias: graneleira, carga seca, baú de alumínio, plataforma, betoneira, tanques, contêineres, frigorífica, poliguindaste, compactadora de lixo, basculante, alumínio.

Fonte: Ascom Ammvi com informações da Ascom Fecam