A Polícia Rodoviária Federal registra na BR-470 fatalidades por batidas frontais, durante ultrapassagens em áreas estreitas da rodovia, colisões laterais nos acessos a trevos ou batidas traseiras que arremessam os veículos à pista contrária. Situações que serão evitadas com a duplicação da rodovia. Apenas nos oito primeiros dias de junho, seis mortes foram registradas, cinco no trecho a ser duplicado entre Navegantes e Indaial. Ontem de manhã, outra batida entre um Uno e um caminhão matou pai e filho em Gaspar.
O município é hoje um dos pontos mais críticos – foram 10 entre as 54 mortes de 2011 na rodovia -, ao lado de Blumenau e Indaial, onde o fluxo é lento e a configuração do tráfego está tomando características urbanas. Mas o pior trecho da BR-470 ainda está fora do atual projeto de duplicação: o Alto Vale, onde ocorreram 298 das 481 mortes desde 2007 (quando o projeto foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento). As fatalidades se concentram entre os Kms 185 e 198, na Serra da Santa, em Pouso Redondo, e nos Kms 121 e 125, em Ibirama.
No total, são 358 quilômetros de rodovia. Apesar de previsto no Estudo de Viabilidade Técnico Econômico, que antecedeu a elaboração do projeto executivo, o trecho até o Alto Vale do Itajaí não tem previsão para passar por duplicação. Segundo o Dnit, serão feitos somente melhorias estruturais. Desde 2000, 1.179 morreram na BR-470.
AS PROMESSAS DA PRESIDENTE |
26 de setembro de 2008, em visita a Blumenau |
A então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, novamente garantiu que a BR-470 estaria duplicada até o fim de 2010, apesar de a assinatura do contrato para formulação do Estudo de Impacto Ambiental da obra não ter ocorrido na data prevista: |
– Não há atrasos. O Estudo de Impacto Ambiental sai ainda este ano e, em 2009, a obra terá início, ficando pronta ainda em 2010. Não só apostaria nisso, como vou trabalhar para acontecer. |
13 de agosto de 2010, no Painel RBS Eleições 2010, em Florianópolis |
Questionada se a população do Vale deve acreditar na promessa da duplicação, Dilma, candidata à presidência, afirmou que, se eleita, a duplicação estaria pronta em no máximo dois anos: |
– Há problemas relativos ao meio ambiente, mas o projeto está praticamente concluído. |
CUSTO |
Cálculos feitos que integram o projeto apontam que cada quilômetro duplicado custará R$ 12.684.402,39 |
Para toda a obra, o Dnit estima R$ 1 bilhão |
De onde vem o dinheiro |
As verbas estão previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) |
Desapropriações |
Em análise inicial da rodovia, foram detectadas 444 unidades passíveis de serem desapropriadas |
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12239.
Editoria: Política.
Página: 6.
Jornalista: Cristian Weiss (cristian.weiss@santa.com.br).