BLUMENAU – O Ministério da Educação (MEC) está finalizando estudos para criar quatro novas universidades federais no país. O anúncio oficial do plano nacional de expansão do Ensino Superior deve ocorrer terça-feira, dia 16. Do estudo deve constar o valor global do investimento e a localização das instituições.
No fim de semana, o jornal O Globo noticiou que Blumenau pode ser um dos municípios contemplados. O coordenador do Comitê Pró-federalização, Clóvis Reis, demonstrou satisfação ao saber da possível inclusão da cidade na lista, mas ontem não tinha mais detalhes sobre o assunto.
A ideia inicial do MEC seria criar um novo campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau, mas o reitor, Alvaro Prata, afirmou não ter interesse por estar empenhado em consolidar três campi já em funcionamento.
Segundo O Globo, além de SC, seriam contemplados os estados do Pará, Ceará e Bahia, locais que teriam sido mapeados pelo MEC. O estudo levantou a oferta de vagas em faculdades públicas comparando com o tamanho da população. A assessoria de imprensa da Secretaria de Ensino Superior do MEC não confirmou ontem a inclusão de Blumenau na lista.
ENTENDA O CASO |
– Em 2005, um projeto de lei começou a tramitar no Senado, pedindo a federalização da Furb. O texto foi reformulado em 2010, sugerindo a criação de uma Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI) |
– Paralelo à tramitação, o comitê pró-federalização elabora três estudos exigidos pelo MEC. O de custos e o pedagógico estão prontos. O jurídico está em andamento. O relatório final deve ser encaminhado em 30 dias |
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12291.
Editoria: Política.
Página: 6.