BLUMENAU – Uma comitiva de Blumenau vai se reunir no Palácio do Planalto para acompanhar amanhã a solenidade em que a presidente Dilma Rousseff anunciará a implantação da universidade federal em Blumenau. A cerimônia do Plano de Expansão do Ensino Superior será as 11h. Já têm presença confirmada em Brasília o reitor da Furb, João Natel, o presidente do Comitê Pró-federalização, Clóvis Reis, o prefeito João Paulo Kleinübing (DEM), os deputados federais Décio Lima (PT) e João Pizzolatti (PP).
Juntos, devem continuar o alinhave junto ao Executivo para viabilizar a federalização da Furb. O reitor da UFSC, Alvaro Prata, também vai participar da cerimônia.
Na edição do fim de semana, o colunista do Santa Moacir Pereira noticiou que Blumenau deve receber uma extensão da UFSC, mas em moldes ainda não definidos. Reis disse que a mobilização pela federalização da Furb continua com força.
– Queremos que a Furb seja incluída no processo independente do modelo que será adotado para a federal de Blumenau – reiterou.
Hoje, às 9h, o Comitê fará uma reunião para definir as próximas ações. Há possibilidade de amanhã ser montada uma estrutura com telão no pátio do Campus 1 da Furb para que os alunos possam acompanhar o anúncio da presidente Dilma.
A intenção do Comitê é usar mídias sociais como ferramenta de comunicação e mobilização. A página no Facebook Sou Pela Furb Federal tinha, às 19h de ontem, 23,6 mil participantes. O movimento quer colocar a federalização entre os assuntos mais comentados do Twitter, pedindo o uso da hashtag FurbFederal.
Veículo: Jornal de Santa Catarina.
Edição: 12296.
Editoria: Política.
Página: 6.