Em um marco histórico para a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), a prefeita de Benedito Novo, Arrabel Murara, tornou-se a primeira mulher a assumir a presidência da entidade, que completou 55 anos de existência. A posse ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º de novembro, em cerimônia que contou com a participação de prefeitos da região e lideranças locais. A decisão foi tomada por unanimidade em assembleia de prefeitos realizada no dia 22 de outubro.
Ao passar o cargo, o presidente anterior, Jorge Krüger, destacou a importância da liderança feminina na Amve e o reconhecimento do papel das mulheres na gestão pública. “Em sua trajetória, a Amve ainda não havia sido presidida por uma mulher. Vimos esta como uma oportunidade de valorizar a contribuição e a capacidade das mulheres que atuam na administração pública, e não há melhor representante do que a prefeita Arrabel para este momento”, afirmou Krüger.
Em seu discurso de posse, Arrabel Murara agradeceu o apoio dos prefeitos e reafirmou o compromisso com a continuidade das ações da entidade. “A Amve é uma união de forças e objetivos. Juntos, buscamos soluções que atendam às demandas de nossos municípios e promovam o desenvolvimento do Vale Europeu. Nosso objetivo é garantir que a região continue a se desenvolver de forma equilibrada e sustentável”, afirmou a nova presidente.
Jorge Krüger também mencionou as principais pautas defendidas pela Amve ao longo do ano, como melhorias na infraestrutura urbana, mobilidade, saúde, educação e segurança pública. “Levamos essas demandas aos poderes Executivo e Legislativo, e cobramos respostas principalmente para as questões de segurança e infraestrutura rodoviária. Tenho plena confiança de que Arrabel dará continuidade a essas importantes reivindicações e será uma grande liderança nesses próximos meses à frente da Amve”, concluiu.
A nova presidente ressaltou o valor da união dos 14 municípios que integram a Amve e a importância de dar continuidade às pautas prioritárias que visam o bem coletivo da região. “É a primeira vez que a Amve é liderada por uma mulher, e isso só reforça o papel forte e sério que temos na gestão pública. Junto à Amve, mulheres dedicadas trabalham todos os dias para fortalecer nossa Associação e nossa região”, finalizou Arrabel Murara.
Fonte: Michele Prada, Ascom Amve.