AMMVI, através da sua assessoria técnica em matéria da Política de Assistência Social, vem assessorando os municípios no processo de implementação da Vigilância Socioassistencial.

A Norma Operacional Básica do SUAS aprovada em 2012 – NOB 2012 – em seu artigo 1º afirma a Vigilância Socioassistencial como uma função da política de assistência social, conjuntamente com a Proteção Social e a Defesa de Direitos.

A Vigilância Socioassistencial consiste no desenvolvimento de capacidades e meios técnicos para que os gestores e profissionais da Assistência Social nos municípios e estados possam conhecer a presença das formas de vulnerabilidade social da população e do território pelo qual são responsáveis, induzindo o planejamento de ações preventivas e contribuindo para o aprimoramento das ações que visem a restauração de direitos violados e a interrupção de situações de violência.

Para isso, Vigilância produz e organizar dados, indicadores, informações e análises que contribuam para efetivação do caráter preventivo e proativo da política de assistência social.

Este é um importante e necessário serviço para a coleta de dados referentes a Política, para que assim possa ser construída e fortalecida a Política de Assistência Social nos municípios.

 

 

Release elaborado pela assistente social Nayara Costa Brito, assessora técnica do Colegiado de Gestores Municipais de Assistência Social da AMMVI.