Políticas públicas voltadas à assistência e integração de imigrantes e refugiados são imprescindíveis para assegurar os direitos econômicos, sociais e humanos, garantindo direito ao trabalho, à saúde, à educação e às demais políticas públicas.
Iniciativas voltadas ao acesso a direitos sociais e serviços públicos, respeito à diversidade e à interculturalidade, fomento à participação social e desenvolvimento de ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil são imprescindíveis para atender a diversidade cultural de imigrantes e refugiados que escolhem ou migram para nosso país para construir uma nova vida.
O primeiro passo para se definir o direito socioassistencial de pessoas em situação migratória é reconhecer que migrantes são sujeitos com direitos e proteções asseguradas tanto no ordenamento jurídico brasileiro quanto no plano internacional.
Nos municípios do Médio Vale do Itajaí temos importante trabalho sendo desenvolvido pelas Secretarias de Assistência Social. Esta preocupação já faz parte da rotina e novas experiências estão sendo buscadas para incrementar a política pública de inclusão aos novos cidadãos e enfrentamento das dificuldades.
Seminário
Com o objetivo de abordar sobre a proteção social da população imigrante e refugiada, seus direitos, atendimento e regularização das documentações, a AMMVI realizou o Seminário Proteção Social e o Atendimento à População Imigrante e Refugiada na Política de Assistência Social, no dia 29 de junho de 2021. Foi um momento muito rico em conhecimento e troca de experiências com profissionais renomados no assunto.
Aproveite esta oportunidade e assista o evento no canal youtube.com/c/ammvi.
Quer ver os materiais apresentados pelos palestrantes do Seminário? Acesse aqui.