Termina nos próximos dias o prazo para captação de recursos por meio do edital do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) de Santa Catarina. O prazo para inscrição de projetos das organizações da sociedade civil é 27 de fevereiro; de órgãos governamentais é 27 de março.
Já o prazo das inscrições no Fundo Estadual do Idoso (FEI) foi prorrogado. A nova data é 7 de março para organizações da sociedade civil, e 10 de março para órgãos governamentais.
O valor disponível para investimento em projetos nos editais abertos no FIA e FEI do estado soma R$ 82 milhões. Por isso órgãos governamentais e entidades da sociedade civil que trabalham com esses dois públicos devem ficar atentos aos prazos para inscreverem suas propostas e ter acesso aos recursos.
Para fomentar a participação nos editais, a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) promoveu, dia 14 de fevereiro, capacitação sobre os editais do FIA e FEA. Na ocasião, participaram representantes dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa, organizações da sociedade civil e instituições governamentais que executam ações na área e gestores municipais de convênios e assistência social.
A assessora em Assistência Social da Amve, Nayara Brito, explica que a capacitação orientou sobre a construção de projetos para captação de recursos por meio dos editais FIA e FEI, bem como sobre inserção de propostas no Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal do estado.
“Promover momentos de formação para que organizações governamentais e da sociedade civil acessem recursos públicos e possam viabilizar ações que mudam a realidade das cidades é missão da Amve”, ressalta Nayara.
Para garantir uma ampla participação em todos os editais, além da Amve, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família está realizando diversas lives de orientação e momentos para tirar dúvidas em relação ao que é ou não permitido nos projetos.
Os editais do FIA de Santa Catarina vão possibilitar que dezenas de entidades e órgãos governamentais executem projetos em áreas como educação, saúde, cultura, esporte e proteção social, entre outras, para crianças e adolescentes que vivem em Santa Catarina.
Acesso os editais no link
https://consultas.sctransferencias.cge.sc.gov.br/editais