O município de Concórdia, no oeste catarinense, recebeu de 13 a 15 de março, a 12ª edição do Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. O encontro é voltado para a formação, capacitação e troca de experiências dos gestores municipais da cultura do Estado.
Com aproximadamente 250 participantes, representando 130 municípios, o evento contou com a presença de uma comitiva de gestores municipais do Vale Europeu, dentre eles representantes dos municípios de Brusque, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode e Rio dos Cedros, além de técnicos da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).
A programação contou com a palestra de abertura que tratou sobre economia criativa e desenvolvimento territorial. A palestrante, Ana Carla Fonseca, é doutora em urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) e defendeu a primeira tese no Brasil sobre cidades criativas.
Em seguida, os participantes acompanharam a mesa-redonda sobre políticas culturais dos Governos Estadual e Federal. Nela, estavam presentes o presidente a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Rafael Nogueira, a presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), deputada Luciane Carminatti, e a assessora Técnica em Cultura da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Ana Cristina Maltez.
No segundo dia, gestores e técnicos de Cultura puderam comparecer a quatro oficinas práticas, que trataram sobre o Sistema Nacional de Cultura, com Roselaine Vinhas; Dados, Transparência e Monitoramento para a Gestão Pública de Cultura, com Bruno Truzzi da Fundação Itaú; Elaboração de editais culturais, com Simone Nunes da Sauí Responsabilidade Social; e Execução dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), com Ana Clarissa Fernandes, da Municipa Gestão Cultural.
No terceiro e último dia, o consultor jurídico do Ministério da Cultura, Osiris Vargas Pellanda, falou sobre o novo decreto do Fomento Cultural na Prática. Além disso, o evento teve momento dedicado à plenária do Fórum, que deliberou acerca da Carta de Concórdia, com pautas e demandas destinadas aos municípios, Estado, União, parlamentares e setor cultural.
Para a presidente do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura da Amve, Jenifer Schlindwein, superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, o encontro “fortalece uma rede de diálogo que permite bons exemplos e parcerias para a realização das políticas públicas em cada cidade. Além disso, é possível buscar atualizações do cenário cultural nacional”, destaca.
O Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura é realizado pela Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam) por meio do Conselho de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc).
Prêmio de Boas Práticas em Gestão Cultural,
Durante a programação do Fórum, os cinco ganhadores do Prêmio de Boas Práticas em Gestão Cultural apresentaram seus projetos. Na região do Vale Europeu, a Fundação Cultural de Guabiruba conquistou a segunda colocação na categoria Desenvolvimento de Programas e Projetos que Promovem a Circulação Artística, com o projeto Mostra de Arte e Cultura nos anos de 2022 e 2023.
Segundo a superintendente da Fundação Cultural, Jenifer Schlindwein, a conquista do prêmio foi uma surpresa. “A alegria de receber uma premiação por boa prática na cultura é motivadora para a gestão”, ressalta.
Michele Prada, Ascom Amve