Os municípios de Benedito Novo, Blumenau, Brusque, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó conquistaram a categoria ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização. Ao todo, o programa conta com 20 critérios de avaliação e a cidade de Rodeio pontuou nota máxima em todos eles.
Na categoria prata do Selo estão Apiúna, Ascurra, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba e Indaial. O estado de Santa Catarina também recebeu a medalha de prata.
“Ficamos muito felizes com o resultado e isso sinaliza que estamos no caminho certo. A educação está no planejamento estratégico da Amve e estamos trabalhando para melhorar os índices, a qualidade do ensino e a valorização dos profissionais”, ressalta a presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Arrabel Murara, prefeita de Benedito Novo.
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 é liderado pelo Ministério da Educação e é uma iniciativa desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
O Selo visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas de implementação da política. Ao todo, 2.592 municípios receberam o selo de ouro, 1.062 receberam o de prata e 533 municípios ficaram com o selo de bronze. Participaram desta edição 26 estados e o Distrito Federal e 4.578 municípios brasileiros.
Entre os objetivos do selo, está incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação e no CNCA.
Compromisso
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é realizado em regime de colaboração entre a União e os entes federados. O intuito é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do Plano Nacional de Educação.
O CNCA busca, ainda, assegurar a recomposição das aprendizagens. Seu foco é a alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.
O compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elaborará sua política de alfabetização do território de acordo com as suas especificidades.
Fonte: Ascom Amve com informações do MEC.