Com a crescente urgência das questões climáticas, as prefeituras da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve) estão se preparando para a 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente do Vale Europeu (Cimave), que ocorrerá na próxima segunda-feira (20), das 8h às 16h, no auditório da entidade, em Blumenau.
Este evento estratégico reunirá sociedade civil, gestores públicos, organizações não governamentais e o setor privado em um debate fundamental sobre “Emergência Climática: o Desafio da Transformação Ecológica”. A conferência busca não apenas discutir, mas também propor soluções práticas e coletivas para os desafios ambientais da região e do país.
Ao longo do dia, temas como a mitigação da emissão de gases de efeito estufa, a adaptação aos desastres ambientais, a justiça climática, a governança ambiental e a promoção de uma transformação ecológica estarão no centro das discussões.
“Este é um momento crucial para que o poder público e a sociedade civil unam forças na busca por soluções que possam transformar nossa realidade local e contribuir globalmente”, destaca Simone Gomes Traleski, assessora de Saneamento e Meio Ambiente da Amve. “A preservação ambiental , o desenvolvimento sustentável e o enfrentamento das crises climáticas são prioridades inadiáveis.”
Os participantes terão a oportunidade de desenvolver propostas que serão encaminhadas às etapas estadual e nacional da Conferência de Meio Ambiente. O objetivo é assegurar que as necessidades e desafios locais sejam ouvidos em esferas maiores de decisão.
A Conferência contará com palestras sobre temas como mitigação, adaptação e preparação para desastres, transformação ecológica, justiça climática, governança e educação ambiental. Ao final, serão eleitos delegados que representarão a região na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A iniciativa reúne os municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, com a parceria da Amve na organização.
As inscrições estão abertas e poderão ser feitas no local do evento, permitindo a participação ampla de todos os interessados em contribuir para um futuro mais sustentável.
Fonte: Michele Prada, Ascom Amve.