O Colegiado de Gestores Municipais de Cultura do Vale Europeu está fomentando para que todos os municípios da região consigam operacionalizar a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) 2024.
Uma das iniciativas deliberadas pelo Colegiado e já iniciada foi a aquisição de licença de plataforma de gerenciamento de editais, para que os municípios possam gerenciar de forma eficaz os projetos voltados à PNAB. A aquisição da ferramenta aconteceu de forma integrada por meio do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi).
A Apporte, empresa que está fazendo o gerenciamento da plataforma, possui expertise de mercado em editais públicos e privados. “A ideia é facilitar os processos de inscrição pelos proponentes e tornar mais dinâmica a análise e as documentações exigidas por cada município”, comenta Arlete Regilene Scoz, gestora de Turismo e Cultura do Cimvi.
A licença consorciada foi feita pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Brusque, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.
Consultas públicas
Todos os municípios inscritos na plataforma, via Cimvi, passaram pelas reuniões e audiências públicas do PNAB e cada cidade adequou a realidade dos recursos para a demanda local. As ações ocorreram de forma participativa e ampla.
A presidente do Colegiado de Cultura da Amve, Jennifer Schilindwein, superintendente da Fundação Cultural de Guabiruba, reforça que é importante os produtores culturais participarem em suas cidades. “A PNAB é uma política pública garantida por lei pelos próximos cinco anos, então muitos dos produtores culturais poderão apresentar propostas e, quem sabe, dar sequência em seus projetos”, comenta ela.
Além do Cimvi, a Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), participou do processo estimulando e orientando os gestores municipais de Cultura na adesão à Política Nacional Aldir Blanc e no cumprimento dos prazos legais.
“O Vale Europeu mostra sua força e integração mais uma vez. Todos os 14 municípios aderiram à PNAB e são mais recursos que virão para a produção artística. Os gestores municipais têm liderado esse processo e a união entre poder público e sociedade civil tem fortalecido a política pública da cultura na região”, completa Michele Prada, coordenadora do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura da Amve.
Sobre as inscrições
Para esclarecer dúvidas sobre a plataforma de gerenciamento de projetos e os editais da PNAB, no dia 24 de setembro foi realizada uma live no canal Cimvi TV, na plataforma YouTube.
Participaram artistas e trabalhadores culturais da região do Consórcio que, durante a transmissão, tiveram a oportunidade de conhecer a plataforma de gerenciamento de editais.
Fonte: Comunicação Cimvi.