Formar multiplicadores e gerentes que atuam nas áreas de assistência social e programas de transferência de renda de 629 municípios. Este é o objetivo do processo seletivo de instituições de ensino superior para constituir uma rede descentralizada de capacitação de gestores. O processo, de iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), teve início nesta segunda-feira, 2.
Ente as finalidades da capacitação, destacam-se: aprimorar o monitoramento e a avaliação dos programas sociais e contribuir para a implementação do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A capacitação será realizada em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).
A formação será dividida em dois cursos: capacitação de multiplicadores indicados pelas instituições de ensino, em Brasília; e capacitação de gerentes sociais, que ocorrerá em 16 regiões do país. Estes gerentes deverão ser ligados às secretarias estaduais e municipais de Assistência Social nos estados, capitais e municípios integrantes das regiões metropolitanas, com população igual ou superior a cem mil habitantes ou que se enquadrem na Gestão Plena do Suas.
Fonte: Agência CNM