Prefeitos e parlamentares participam de encontro sobre turismo

O turismo vai estar na pauta de prefeitos, senadores, deputados federais, especialistas e técnicos em turismo de diversas instituições, nesta terça e quarta-feira (17 e 18), em Brasília, quando será realizado o 1º Encontro Nacional do Programa de Regionalização do Turismo %u2013 Roteiros do Brasil.


O programa é desenvolvido, há três anos, pelo Ministério do Turismo (Mtur) e Embratur, com apoio do Sebrae e de outras instituições parceiras. Responsável pelo desenvolvimento e implementação de 87 roteiros turísticos regionalizados em todas as unidades da Federação, o programa visa alcançar padrão de qualidade internacional no turismo brasileiro.


O objetivo do evento é promover o debate entre prefeitos e parlamentares sobre a importância do setor para o País e, ainda, orientá-los na formulação de propostas e emendas ao orçamento federal, para o desenvolvimento e consolidação do segmento como atividade de relevância socioeconômica.


Durante o encontro nacional do programa do Mtur e Embratur, o foco dos debates será o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo nos municípios e microrregiões envolvidos pelos 87 roteiros implantados, até o momento. Esses roteiros abrangem 116 regiões turísticas em todas as unidades da Federação.


Serão apresentados também os resultados já alcançados pelo Programa de Regionalização do Turismo, visando à ampliação e fortalecimento da Rede Nacional de Regionalização. Plenárias e trabalhos em grupo, além de espaços de atendimento ao público compõem a programação do encontro.


Demandas de infra-estrutura
A identificação e mapeamento, de forma detalhada, das necessidades de infra-estrutura e qualificação de cada roteiro serão debatidos no encontro. As demandas de infra-estrutura nas diversas regiões envolvidas serão encaminhadas ao Congresso Nacional para subsidiar a formulação de emendas parlamentares para 2007.


A abertura oficial do encontro ocorrerá nesta terça-feira (17), às 19 horas, no auditório do Hotel Blue Tree. No dia seguinte, os trabalhos começam às 9 horas e prosseguem até as 18 horas. Onze salas vão abrigar os grupos de representantes das macrorregiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste e Sul, que estarão subdivididos e compostos por duas ou três unidades da Federação.


Os participantes de cada grupo receberão previamente documentos orientadores do Ministério do Turismo para que possam iniciar a discussão em seus estados, regiões, municípios e instituições. Relatores de cada grupo serão escolhidos para, ao final dos trabalhos, apresentar as propostas de cada região onde estão implantados os roteiros turísticos do programa do Mtur e Embratur.


Fonte: Agência Sebrae e Ascom Ammvi