Evento de comunicação reúne prefeitos e assessores de imprensa pública municipal

Profissionalizar o setor de comunicação nas prefeituras catarinenses por meio do debate de temas ligados à comunicação foi o objetivo do II Encontro Estadual de Profissionais de Comunicação no Setor Público Municipal, realizado no dia 26 de janeiro, em Florianópolis. Na ocasião estiveram presentes o vice-governador do Estado, prefeitos, vice-prefeitos, chefes de gabinete, secretários executivos das associações, assessores de imprensa, relações públicas, jornalistas e publicitários.

Na abertura do evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), o então presidente Anísio Soares, destacou a importância da comunicação no contato com os cidadãos. "As assessorias de comunicação são o principal canal de relacionamento com a população", disse. O encontro prosseguiu com uma mesa de debates sobre assessoria de imprensa municipal que contou com a participação de colunistas, editores e coordenadores dos principais veículos de comunicação do Estado.

“Nesse momento os participantes puderam conhecer como funciona a elaboração das matérias na mídia eletrônica e impressa. Isso é importante para que os releases enviados à imprensa sejam melhor formatados.” afirma Dayane Nunes, assessora de comunicação da Fecam. O colunista Moacir Pereira, do grupo RBS/SC, destacou a ética como fator fundamental no relacionamento entre colunista e assessor.

A colunista política da Associação dos Diários do Interior (ADI/SC), Adriana Baldissarelli, explicou que a coluna antecipa os fatos. Na discussão sobre qual assunto é pauta para as editorias, a coordenadora do Núcleo Globo da RBSTV/SC, Brigida De Poli, destacou que temas ligados ao meio ambiente e festas municipais são pautas preferenciais para a Globo nacional. Para o editor de política do Diário Catarinense, Roberto Azevedo, as assessorias de imprensa deveriam repercutir mais os assuntos nacionais em nível regional.

O painel também contou com a participação da colunista de economia Estela Benetti, que citou a importância da parceria das assessorias no envio de informações e fotos para a coluna. O presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina, Rubens Lungue, a importância de um jornalista atuando nas prefeituras.

Em seguida a palestra sobre gastos públicos em comunicação prendeu a atenção dos prefeitos e assessores, não somente por ser uma novidade nesta edição como também por abordar as novas regras no assunto. Zulmar Hélio Bortolotto, representante do Tribunal de Contas de Santa Catarina, repassou a óptica do tribunal frente aos gastos do município com publicidade e materiais de divulgação, de forma que não sinalize como promoção pessoal do prefeito e/ou de sua gestão.

Pela tarde, os participantes puderam conhecer cases relacionados com a Rádio Municipalista – Rede Catarinense de Informações Municipais e as atividades de comunicação adotadas pela Famurs (Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul). Em seguida, Mayra Petrini, Co-Coordenadora da TecGov (Centro de Estudos em Tecnologia de Informação para o Governo, da Fundação Getúlio Vargas) apresentou o resultado da pesquisa realizada em junho de 2006, com a avaliação dos portais municipais do país.

Nelson Costa Fossatti, Doutor em Comunicação Social e Mestre em Administração Pública, abordou a relevância do planejamento estratégico na comunicação para que haja uma integração entre as áreas de Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. “O planejamento deve envolver questões relacionadas às funções administrativas e ao ambiente de interação social do setor público”.

O encontro encerrou com a palestra de Caco Barcellos, jornalista da Rede Globo, que abordou os novos desafios da comunicação, a ética no jornalismo, apresentou reportagens que marcaram sua carreira profissional e destacou a importância da investigação na produção das matérias jornalísticas.

Durante o encontro aconteceu a eleição e posse dos conselhos Executivo e Fiscal da Fecam para o mandato de um ano. O presidente eleito, José Milton Scheffer, prefeito de Sombrio, garantiu que neste ano a Federação investirá na profissionalização do setor de comunicação das prefeituras.

O presidente da Ammvi, Ércio Kriek, falou da importância de se organizar um colegiado de assessores de comunicação, de forma a trocar idéias e esclarecer dúvidas, principalmente em relação às novas exigências do TCE para este ano. Estiveram presentes no encontro os prefeitos de Ascurra, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode e Rodeio, além dos assessores de comunicação de alguns municípios e da Ammvi.

Para José Rafael Corrêa, secretário executivo da Ammvi, esta foi uma oportunidade dos gestores municipais de interagir com esses profissionais e buscar maiores esclarecimentos a respeito dos benefícios que uma assessoria de comunicação traz ao órgão público.

O evento contou com patrocínio da Brasil Telecom e Sicredi e apoio Associação Catarinense de Imprensa (ACI), Associação dos Diários do Interior (ADI/SC), Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (ADJORI/SC), Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Santa Catarina (SJSC).

Fonte: Ascom AMMVI