Este ano, o município não terá La Sagra. A 19ª edição de uma das festas mais famosas da região deve ganhar um outro nome até o dia 15 de maio. A decisão veio associada ao veto do Circolo Trentino de Rodeio que mantém a patente do nome e se desligou da organização da festa. O anúncio surgiu na sessão de terça-feira na Câmara de Vereadores.
A prefeitura já estudou uma maneira de encontrar outro nome para o evento, que ocorre tradicionalmente em setembro. O secretário de Administração, Geraldo Valmir Furlani, informa que haverá a participação da comunidade na escolha. Para ajudar na mudança, os moradores de Rodeio devem encaminhar as sugestões à prefeitura através de um cupom que pode ser recortado nos dois jornais do município ou através de link no site da prefeitura. O regulamento exige que o nome seja em italiano ou no dialeto trentino.
"A festa continuará no mesmo padrão, seguindo as tradições trentinas" explica o secretário.
Em nota, a diretoria do Circolo Trentino alegou que não há desavenças entre seus membros e a prefeitura. A decisão de não ceder o nome e deixar a organização partiu de todo o grupo, que deve se envolver este ano em um evento que reunirá os circolos do Brasil e da Itália em Rodeio. Segundo a direção, não haveria como conciliar a organização da La Sagra com o encontro e outras atividades desenvolvidas no decorrer do ano. No entanto, o Circolo não descarta o retorno à organização nos próximos anos.
Fonte: Jornal de Santa Catarina, por Caroline Passos, edição nº 10972, de 26 de abril de 2007, coluna Geral.