O exame realizado pelo Ministério da Educação (MEC) para estabelecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada cidade – Prova Brasil – passará a ser realizado em escolas públicas que tenham pelo menos 20 alunos matriculados em cada uma das turmas de quarta e de oitava séries do ensino fundamental.
A alteração foi feita para atender a cerca de 400 municípios que não aplicaram o exame nos últimos dois anos e ainda não têm o índice. O diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), Amaury Gremaud, garante que a medida é uma determinação do MEC, que exige que todos os municípios com escolas urbanas façam a Prova Brasil em 2007.
Na edição deste ano, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) contratará uma empresa para controlar todo o processo de aplicação das provas e do processamento dos dados. A partir da análise dos indicadores do Ideb, o MEC vai apoiar técnica ou financeiramente os municípios com índices baixos de qualidade de ensino.
O Inep/MEC publicou nessa semana portaria que define as datas da Prova Brasil e Saeb: as provas serão aplicadas no período de 5 a 20 de novembro de 2007, em todo o País. Os estudantes fazem prova de Língua Portuguesa, com foco em leitura, e Matemática. Além das provas, são aplicados questionários sobre o aluno, professor, diretor e escola.
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Incluído no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), o índice é calculado com base nos dados da Prova Brasil e do Saeb. Atualmente, o país tem nota média de quatro pontos numa escala de zero a dez. A expectativa é de que, em 15 anos, atinja média seis, definida com base no resultado obtido pelos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Fonte: Agência CNM