Apiúna está em contagem regressiva para a 12ª Tangefest, em comemoração aos 18 anos do município. O evento, promovido pela prefeitura municipal, começa amanhã e se estende até domingo, dia 3. São quatro dias de festa, 12 bandas, shows de pop rock, bailes, além de uma gastronomia a base de tangerina.
A solenidade de abertura da Festa da Tangerina acontece na noite desta quinta-feira, com destaque ao baile da banda Corpo e Alma. A tarde de sexta-feira será de muito rock, e a comemoração se estende pela madrugada com a Banda S/A.
No sábado, atém de outras atrações, a população de Apiúna poderá prestigiar o desfile folclórico, às 16h, no centro da cidade. Neste ano, o tema do desfile será "Era uma vez…" que dará ênfase a colonização do município, abrangendo sua história cultural. O envolvimento de toda a comunidade juntamente com as escolas, promete ser o ponto alto do desfile, já que a cada ano, as unidades de ensino surpreendem com sua criatividade e inovação.
Música boa também não vai faltar no sábado, que prossegue com shows e bailes da Banda do Barril e Grupo Momentos. No domingo, Tinoco e Tinoquinho prometem emocionar o público no último dia da Tangefest. O show é voltado para a família apiunense, desde os avós até os netos, resgatando e unindo tradições e gerações. A dupla irá relembrar os grandes sucessos do passado de "Tonico & Tinoco".
"Não poupamos esforços para que Apiúna seja destacada no cenário regional do mês de junho. Nossa cultura, música, gastronomia e alegria da população apiunense serão os pontos fortes da festa" afirma Jamir Marcelo Sdhmidt, prefeito municipal.
Atração Nacional
Tinoco continuou a cantar depois que Tonico veio a falecer no dia 13 de agosto de 1994. Chegou até a afirmar que não cantaria mais, porém encontrou forças no apoio que recebeu dos fãs e nas saudades do companheiro que partiu. Unindo-se ao filho, Antônio, que com o passar do tempo foi batizado como Tinoquinho, em junho de 1996 surge a nova formação "Tinoco e Tinoquinho".
Hoje com 82 anos de vida e 67 de carreira, Tinoco é o único representante da Música Raiz, que originou a música sertaneja atual. Ao contrário do que a maioria das pessoas imaginam, o show de Tinoco e Tinoquinho é repleto de novidades, uma vez que muitos jovens desconhecem o trabalho da dupla e os "jovens" da terceira idade, recordam fatos que marcaram suas vidas.
Apesar das saudades dos velhos tempos e do companheiro, Tinoco segue firme pela paixão de cantar. Entre seus grandes sucessos destacam-se "Moreninha Linda" e "Chico Mineiro", músicas da década de 40, mas que permanecem até hoje na memória do povo.
Confira aqui a programação!
Fonte: Ascom AMMVI com informações da Secretaria de Turismo de Apiúna (reprodução autorizada mediante citação da fonte)