AMMVI realiza segunda edição do curso de Protocolo e Cerimonial Público

Levar à compreensão da importância do cerimonial dentro da estrutura organizacional de um órgão público, como elemento ordenador de qualquer ato público e oferecer subsídios para o aperfeiçoamento nas áreas de protocolo e cerimonial. Foram os objetivos do curso de "Etiqueta, Protocolo e Cerimonial Público" promovido pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), nesta sexta-feira, 1º de junho.

O curso aborda em sua programação a imagem pessoal e profissional, cerimonial, comportamento em eventos e etiqueta. Os alunos esclareceram suas dúvidas quanto às normas de cerimonial público, ordem de precedência, redação de protocolo, regras de conduta do anfitrião, formas de tratamento e disposição das bandeiras. Além disso, tiveram uma explanação sobre a postura profissional, regras de conduta não escritas, apresentação pessoal e hospitalidade nas relações cotidianas no ambiente profissional e social.

Esta é a segunda edição do curso que, devido ao sucesso da primeira, foi necessário abrir mais uma turma de forma a contemplar os municípios que não participaram anteriormente, devido ao número limitado de vagas. Conforme o presidente da Ammvi, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode, o objetivo é capacitar os servidores de todas as 14 prefeituras da entidade, e, posteriormente, abordar novas questões quanto à promoção e gestão de eventos públicos.

Para a ministrante, Eliane Wanser, gestora educacional do Instituto Bem Viver, o conhecimento e a prática correta das normas que regem o Cerimonial e Protocolo na esfera pública geram benefícios imediatos tanto para o profissional que as pratica como para a instituição do qual faz parte. "Possibilitam um comportamento com mais confiança, simplicidade e naturalidade diante de situações inusitadas, além de melhorarem o relacionamento com a comunidade e órgãos internos e externos" salienta Eliane.

Este ano a Ammvi está trabalhando fortemente na oferta de cursos e capacitações em diversas áreas, para que todos os setores das prefeituras sejam envolvidos. "A entidade arca com parte dos custos dos aperfeiçoamentos oferecidos, de forma que o valor possibilite a maior participação dos servidores. A atualização do corpo técnico da entidade e da esfera pública municipal é nossa constante preocupação" conclui o presidente da Ammvi.

Participaram do evento 22 servidores de prefeituras, câmaras de vereadores e administrações indiretas de oito municípios da entidade – Ascurra, Blumenau, Brusque, Gaspar, Guabiruba, Pomerode, Rodeio e Timbó.

GALERIA DE FOTOS

Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI (reprodução autorizada mediante citação da fonte)