Meio ambiente sustentável é tema de discussão no Congresso

Conciliar crescimento econômico com preservação ambiental é um dos grandes desafios da gestão pública municipal. O assunto foi discutido ontem, 26, no painel "O meio ambiente sustentável: o Problema das Mudanças Climáticas", durante o III Congresso Latino-Americano de Cidades e Governos Locais, realizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), em Florianópolis. 

No painel foram apresentadas experiências municipais na área de meio ambiente, desenvolvidas nos municípios de Florianópolis no Brasil, Medellín na Colômbia e Cotacachi no Equador. O representante da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Diego Schaefer, apresentou as ações da prefeitura para preservar o meio ambiente.

"Todas as obras desenvolvidas pela prefeitura passam pelo aval da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, para garantir a preservação ambiental", explicou. Outra ação foi a aprovação do Código Municipal de Meio Ambiente.   Schaefer também destacou que a prefeitura pretende implementar o uso de papel reciclável em todos os departamentos e realizar o aproveitamento do óleo de cozinha, utilizado nas escolas municipais. 

Município Ecológico

A experiência da prefeitura de Cotacachi no Equador foi demonstrada pelo prefeito, Auki Tituaña. A cidade definiu um modelo de desenvolvimento sustentável, denominado de "Município Ecológico". O modelo foi implementado no ano de 2000 e contou com a participação da sociedade.  Segundo o prefeito, o meio ambiente na região é agredido pelas minas de cobre e ouro, exploração de madeira e falta de tratamento de água. Com o projeto foram desenvolvidas ações para minimizar estes problemas, entre elas, iniciativas de ecoturismo nas minas, artesanato de fibras naturais e agricultura orgânica. "O projeto é uma proposta, é um caminho e uma forma de organizar uma atividade econômica sustentável e sustentada", afirmou o prefeito. 

Empresa Pública  

A Empresa Pública Medellin é responsável pela geração, transmissão e distribuição de energia, além do fornecimento e tratamento de água em vários municípios da Colômbia, principalmente na cidade de Medellin. 

O representante da empresa, Ricardo Rosse, destacou que atuação da empresa é focada em uma política de gestão ambiental.  " Desde 2006, aderimos ao Pacto Global e defendemos uma política de responsabilidade social e ambiental", disse. A empresa também tem interesse em conhecer experiências de geração de energia elétrica desenvolvidas na América do Sul.

Fonte: Ascom Fecam