Assembléia da AMMVI discute saúde pública

Na última sexta-feira, 14, os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) reuniram-se para a sétima Assembléia Geral do ano, na Câmara Municipal de Vereadores, em Rodeio. Participaram do encontro alguns secretários municipais de saúde que, além de estreitar a colaboração entre as prefeituras na área, discutiram a padronização e a ampliação das ações em saúde da região.

Segundo o secretário executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMMVI, Carlos César da Silva, o objetivo do Consórcio é integrar as necessidades comuns dos municípios e viabilizar os serviços em saúde, atendendo a todas as especialidades e, em função da demanda, buscar a redução de custos. "O executivo municipal está cada vez mais preocupado com a área de saúde e busca alternativas de se trabalhar em conjunto com os municípios vizinhos. Por isso, o CIS está tomando a frente desse processo e novas ações serão adotadas" afirma.

Nos próximos meses, explica Silva, as secretarias de saúde da AMMVI farão um diagnóstico de cada município para detectar as necessidades e prioridades e, a partir disso, montar um plano de ação com o objetivo de melhorar o quadro atual e sanar as deficiências na área da saúde.

"Nosso objetivo é integrar as secretarias de saúde e uniformizar os serviços, tanto em nível de demanda, quanto em remuneração" explica o secretário. Segundo ele, com o estudo será possível ter um retrato da região do Médio Vale do Itajaí em âmbito de saúde, bem como verificar o grau de relacionamento entre as secretarias de saúde e hospitais, prestadores de serviços e quadro de funcionários do Programa Saúde da Família.

Aproveitando a presença dos prefeitos, o secretário executivo do CIS AMMVI anunciou que de 1º a 5 de outubro de 2007, será realizada a Oficina de Regulação Assistencial do Médio Vale do Itajaí, com o apoio do Ministério da Saúde. Nessa oficina, será implantado o Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) nos municípios da AMMVI que ainda não o possuem. Através do sistema, é possível ter o acompanhamento dos pacientes, regulando as consultas, exames, terapias, cirurgias, procedimentos ambulatoriais, entre outros.

A adaptação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMMVI foi uma das pautas da reunião, que apresentou os benefícios e as mudanças decorrentes da mudança do consórcio público de direito privado para direito público. De acordo com Silva, os benefícios dessa adequação vão desde a possibilidade de buscar recursos de convênios estaduais e federais até a isenção de alguns tributos, oferecendo maiores condições de melhorias aos municípios.

A AMMVI, através de seu Consórcio Intermunicipal de Saúde, busca o fortalecimento e união dos municípios associados para, em conjunto, trabalhar as especialidades e movimentar recursos dentro da região, diminuindo consequentemente as carências em saúde. "Acreditamos que um importante passo já foi dado – a união dos prefeitos com os secretários de saúde e a mobilização dos CIS AMMVI junto às secretarias de saúde dos municípios" afirma o presidente da entidade, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode.

Durante a assembléia, os prefeitos da AMMVI discutiram ainda movimento econômico, saneamento, Simples Nacional, Ciclo de Estudos do Tribunal de Contas do Estado e emissão de carteiras de identidade. Representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí abordaram a Semana da Água, cadastro de usuário de água e apresentaram ainda os resultados do Projeto Piava.

Participaram da reunião os prefeitos de Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó. Os secretários de desenvolvimento regional de Blumenau, Paulo França, e Timbó, Luiz Polidoro, também registraram presença.

Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI (reprodução autorizada mediante citação da fonte)