Na sexta-feira, 14 de setembro, os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) estiveram reunidos para a sétima Assembléia Geral Ordinária do ano, na Câmara Municipal de Vereadores do município de Rodeio.
Na ocasião, além da participação dos representantes do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí que apresentaram os resultados gerais do Projeto Piava nos municípios do Médio Vale, fizeram parte do encontro alguns secretários municipais de saúde que, além de estreitar a colaboração entre as prefeituras na área, discutiram a padronização e a ampliação das ações em saúde da região.
A adaptação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMMVI foi uma das pautas da reunião, que apresentou os benefícios e as mudanças decorrentes da adaptação do consórcio público de direito privado para direito público. Presentes à discussão, a Secretária de Saúde de Gaspar, Márcia Sganzerla, e a Diretora Geral, Vanessa Fernanda Schmitt, parabenizaram os prefeitos pela iniciativa de inserir na pauta da reunião a área da saúde e por estarem preocupados em buscar soluções para melhorar a questão da saúde na região da Ammvi.
Assim, após duas reuniões a decisão tomada foi de que cada Secretaria de Saúde iria fazer um diagnóstico local do seu município, a fim de estruturar o diagnóstico em saúde da região para ser apresentado na próxima reunião, em que serão definidas metas e propostas referentes a questão.
"O ponto positivo disto tudo aparece no sentido de que hoje, não só o município de Gaspar apresenta problemas em saúde pública, mas sim toda a região do Vale, que de maneira conjunta terá muito mais força na resolução destes problemas", acredita a Secretária de Saúde, Márcia Sganzerla.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Gaspar