Aperfeiçoar a comunicação do município com o cidadão foi um dos objetivos do Curso de Comunicação na Gestão Pública, realizado pela Federação Catarinense de Municípios em parceria com a AMMVI, nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de setembro, em Itajaí. Participaram da capacitação profissionais de comunicação das prefeituras e câmaras dos municípios de Blumenau, Brusque, Gaspar, Indaial e Timbó, além da assessora de comunicação da entidade.
O curso foi dividido em quatro módulos: desafios da comunicação, instrumentos de gestão, comunicação em ambiente participativo e plano estratégico. "A comunicação é um processo de interação social democrático e participativo capaz de harmonizar interesses e diversidades", definiu o professor Nelson da Costa Fossatti.
Ontem, 25, os profissionais elaboraram um Plano Estratégico de Comunicação com base nas ações para a comunicação do município com o cidadão e do agente político com a população. Cada participante teve a oportunidade de apresentar as ferramentas e produtos de comunicação direcionados para atingir objetivos específicos.
Segundo Fossatti, este modelo de planejamento estratégico foi identificado ao realizar uma pesquisa com diversos municípios gaúchos. Ele destacou que no setor público não há cliente, o cidadão é o "dono" do município.
Na comunicação com o cidadão foram elencados sete objetivos: promover o acesso aos meios de comunicação, ensinar a sociedade a ver a conviver com o desenvolvimento do município, dar visibilidade aos objetivos e metas propostos e alcançados, manter a comunidade informada, ouvir o cidadão, gestão participativa da comunicação e zelar pela imagem do município.
Já na comunicação estratégica do político, foram selecionadas as seguintes metas: cumprir o programa de governo, atender demandas municipais, ampliar a base eleitoral, manter a credibilidade, presença do governo, notoriedade e imagem do governante.
"É preciso mostrar o que sabemos e o que representamos como profissionais de comunicação, pois muitas vezes o governante não sabe. Comunicação hoje é um processo administrativo, não é apenas ser repórter e divulgar os atos do município, mas saber tratar da questão da imagem do município, as questões referentes às riquezas naturais, realizar planos de divulgação, formalizar as idéias, entender algumas variáveis e questões da comunicação", explicou Fossatti.
Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI com colaboração da Ascom/Fecam (autorização mediante citação da fonte)