Encerraram-se na última quinta-feira, dia 27, as consultas públicas realizadas pelo Comitê do Itajaí durante a Semana da Água, que neste ano teve como tema "Chegou a hora de repartir a água da bacia". As consultas ocorreram nas seis sub-bacias do rio Itajaí, nas cidades de Rio do Sul, Ituporanga, Ibirama, Timbó, Gaspar e Brusque e reuniram mais de 300 pessoas que representavam os municípios da bacia do Itajaí.
Nesses encontros, o público participante – formado por educadores, usuários de água e pela população em geral – apresentou as discussões realizadas nos municípios sobre as diretrizes que irão compor o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itajaí e sobre os critérios de outorga de direito de uso da água para a bacia. Além disso, os participantes construíram uma visão de futuro para a bacia no ano de 2025.
Participaram das discussões prefeitos, secretários e técnicos municipais dos 14 municípios da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI). Os ténicos da entidade também prestigiaram as audiências, de forma a contribuir com o planejamento regional. Participaram o advogado, Heinrich Luiz Pasold, o arquiteto, Luiz Alberto Souza e o engenheiro, Anísio Fantini, nos municípios de Timbó, Gaspar e Brusque, respectivamente.
Segundo o coordenador do Colegiado de Agricultura da AMMVI, Arnoldo Pahl, diretor de Desenvolvimento Rural de Blumenau, os secretários da pasta vêm discutindo o assunto nas reuniões do colegiado e buscando alternativas de mobilização nos municípios, principalmente quanto a questão do cadastro de usuários de água e outorga.
As consultas públicas da Semana da Água de 2007 concluem a fase B do Plano de Recursos Hídricos, que trata da compatibilização da oferta e da demanda dos recursos hídricos.
Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI com colaboração do Comitê do Itajaí (reprodução autorizada mediante citação da fonte)