Novas definições do Encontro Brasil-Alemanha

Representantes da entidades envolvidas na organização do Encontro Econômico Brasil-Alemanha – no qual a AMMVI é entidade parceria – se reuniram nesta sexta-feira, 28/09, no Parque Vila Germânica e definiram o Teatro Carlos Gomes como o local da solenidade da entrega do prêmio Personalidade Brasil-Alemanha. Na ocasião, foi confirmada também a transferência da sede do governo estadual para Blumenau durante o período do evento, de 18 a 20 de novembro. A reunião foi coordenada por Alcantaro Corrêa, presidente da Fiesc – Federação das Indústrias de Santa Catarina.

A Câmara Brasil-Alemanha teve dificuldade para escolher o Teatro Carlos Gomes, que concorria com o Tabajara Tênis Clube, como local da entrega do prêmio, "foi um enorme desafio, pois os dois locais atendem perfeitamente os requisitos da solenidade", justificou Ingo Plöger, coordenador do encontro, pela Câmara Brasil-Alemanha. Hans Prayon, ex-cônsul honorário da Alemanha em Blumenau por 30 anos e o empresário alemão Klaus Meves, presidente da Hamburg Süd, serão os homenageados, em solenidade no dia 18 de novembro, a partir de 19 horas.

Igualmente o Governo do Estado confirmou a transferência do gabinete do governador Luiz Henrique da Silveira para a Casa do Comércio, em Blumenau no período do encontro. Roberto Eduardo Timm, da Secretaria de Articulação Internacional, antecipou a realização de alguns atos do governo estadual, como o lançamento da licitação do asfaltamento do acesso ao novo Porto de Itapoá, que tem entre seus investidores a Hamburg Süd, presidida pelo homenageado Klaus Meves.

O gerente de Comércio Exterior da Confederação Nacional da Indústria (CNI), José Frederico Álvares, falou da sua participação na reunião na última semana no Itamarati referente ao encontro, confirmando a presença dos ministros Mário Jorge, do Desenvolvimento e de Dilma Rousseff, da Casa Civil e acessou com a possibilidade da vinda do presidente da República. Ele também confirmou a reunião mensal da CNI em Blumenau, no dia 19 de novembro à tarde, a primeira da história da entidade a ser realizada em Santa Catarina.

O prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing, relatou aos presentes os esforços da cidade para a realização do encontro, como o estímulo à rede hoteleira para investir em melhorias, treinamento de profissionais no atendimento aos congressistas, negociação de vôos extras para atender a demanda de participantes e ações para atrair investidores alemães para a região de Blumenau.

Estiveram presentes na reunião representantes e comitivas da Câmara Brasil-Alemanha, comanda por Ingo Plöger; da Confederação Nacional da Indústria (CNI), liderada por José Frederico Álvares; da Fiesc, com o presidente Alcantaro Corrêa, o vice-presidente Rui Altenburg e o diretor de Relações Industriais, Henry Quaresma; do Governo do Estado, com Roberto Eduardo Timm, da Secretaria de Articulação Internacional e Raimundo Mette, diretor geral da Secretaria do Desenvolvimento Regional; da Prefeitura de Blumenau, com o prefeitro João Paulo Kleinübing, acompanhado dos secretários José Eduardo Bahls de Almeida, do Desenvolvimento Econômico e Norbeto Mette, do Turismo, Ricardo Stodieck, presidente da Associação Empresarial de Blumenau (ACIB) e alguns de seus diretores, além da assessora de comunicação da AMMVI, Michele Prada, representando a entidade.

O Encontro Brasil-Alemanha será realizado em Blumenau, no Parque Vila Germânica, no período de 18 a 20 de novembro.

Fonte: Aldo Antonio Schmitz