AMMVI participa de Conferência Estadual das Cidades

Os delegados escolhidos durante a Conferência Regional das Cidades juntamente com a equipe técnica da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI, participam nos dias 4 e 5 de outubro da 3ª Conferência Estadual das Cidades, que acontece no Centro de Atendimento ao Idoso (CAT), em São José.

"Avançando na gestão democrática das cidades" é o lema da terceira edição da Conferência Estadual das Cidades que desenvolverá os trabalhos sobre o desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social. A Conferência objetiva propor diretrizes para a política estadual e nacional de desenvolvimento urbano, bem como sua periodicidade.

Segundo Luiz Alberto Souza, arquiteto da AMMVI, a Conferência tem a finalidade ainda de convocar e organizar as próximas conferências das cidades, deliberar sobre a natureza, fazer a composição e as atribuições do Conselho Estadual das Cidades e propor orientações e recomendações quanto a aplicação da Lei n. 10.257, de 10 de julho de 2001, especialmente sobre a elaboração dos planos diretores.

A primeira Conferência das Cidades foi realizada em 2003, a segunda em 2005 e a terceira neste ano de 2007. Já a quarta conferência será realizada em 2010, pois a partir deste ano as conferências serão realizadas a cada três anos.

Conferência Regional das Cidades

A AMMVI realizou a 3ª Conferência Regional das Cidades no dia 27 de julho, reunindo quase 100 representantes do poder executivo e legislativo municipal e sociedade civil, na Furb, em Blumenau.

A Conferência Regional das Cidades promoveu a reflexão acerca do desenvolvimento urbano, políticas e investimentos na área de habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana e gestão do solo urbano. Também definiu propostas prioritárias que foram encaminhadas à discussão na Conferência Estadual das Cidades.

O arquiteto da AMMVI explica que a conferência regional foi realizada para cumprir as diretrizes do Estatuto das Cidades e proporcionar a maior participação da sociedade civil dos municípios da AMMVI com menos de 20 mil habitantes, como é o caso de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Guabiruba, Rio dos Cedros e Rodeio. Os municípios com população superior a 20 mil realizaram as conferências municipais.

Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI (reprodução autorizada mediante citação da fonte)