Prefeitos discutem implementação de melhorias na saúde pública para 2008

Reunidos na manhã da última quinta-feira (25/10), na sede da AMMVI, para a oitava Assembléia Geral Ordinária do ano, os prefeitos voltaram a discutir a questão da saúde pública. Preocupados com a escassez de recursos e visando implementar ações de melhorias para 2008, os gestores municipais apoiaram a idéia de realizar um diagnóstico da saúde nos 14 municípios da entidade.

O levantamento de dados será realizado pelas secretarias municipais de saúde em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da AMMVI ainda este ano. A previsão é que o questionário, já enviado para as secretarias, seja respondido até a primeira quinzena de novembro. "Esta será a primeira vez que será realizada uma análise mais completa acerca da saúde pública no Médio Vale do Itajaí" salienta Carlos César da Silva, secretário executivo do CIS.

O questionário aborda o orçamento previsto e realizado, o percentual de gastos com pessoal e materiais, os gastos hospitalares e ambulatoriais, em promoção/prevenção e cura/reabilitação, os gastos com laboratórios, vigilância epidemiológica e sanitária. A pesquisa abrange ainda os recursos humanos – médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares e outros profissionais – e recursos materiais – unidades de saúde, equipamentos técnicos e administrativos, horários de atendimentos e população atendida.

Conforme o secretário executivo do CIS, a iniciativa facilitará o planejamento orçamentário e das ações em saúde para 2008. "Além disso, será possível constatar a problemática comum e buscar soluções no âmbito regional, diminuindo o trabalho individualizado e fomentando a interação entre os municípios da entidade", afirma.

Para o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode, as ações conjuntas e o trabalho microrregional respeitarão as limitações e especificidades de cada município, porém os benefícios vão desde a economia na aquisição de produtos e serviços até a agilidade no processo de atendimento as necessidades dos cidadãos.

A economia pretendida, explica o prefeito, será possível através da compra de medicamentos utilizando o pregão eletrônico e da busca por menores preços junto a iniciativa privada na realização de consultas e exames, em função da grande demanda do Consórcio. Segundo Silva, no próximo ano essas medidas serão tomadas e os municípios poderão sentir a economia e agilidade do processo.

Durante a reunião, os prefeitos da AMMVI discutiram ainda assuntos ligados a BR 470, ferrovias, recursos para construção de pontes e outras obras na região, contagem populacional, saneamento básico, transporte escolar e o encerramento do exercício. Participaram da assembléia, os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio, além de representantes dos municípios de Brusque e Timbó.

Encontro Econômico Brasil Alemanha 2007

O Encontro Econômico Brasil Alemanha também foi abordado pelos prefeitos durante a 367ª Assembléia da AMMVI. Na ocasião, foram repassados esclarecimentos e informações finais sobre o evento, que contará com o envolvimento da entidade na busca pelo desenvolvimento regional e estreitamento das relações dos gestores municiais com os empresários alemães e brasileiros.

Nesta 25ª edição, a AMMVI participará do encontro e reunirá em seu stand um apanhado de informações dos 14 municípios associados. "Além disso, a entidade apresentará o potencial de cada município nas diversas áreas e mostrará as inúmeras opções de investimentos na região" afirma o presidente da AMMVI, Ércio Kriek, prefeito de Pomerode.

"É uma oportunidade ímpar e, portanto, deve ser muito bem aproveitada. Foi pensando nisso que a AMMVI disponibilizou um stand aos municípios para facilitar a viabilidade de projetos e a identificação de novos negócios" afirma Kriek. Segundo o prefeito, a entidade está motivando a participação de representantes de todos os municípios, para melhor difundir as riquezas e potencialidades do Médio Vale do Itajaí.

O encontro será nos dias 18, 19 e 20 de novembro, no Parque Vila Germânica, em Blumenau. O tema do Brasil Alemanha deste ano é a "Inovação Tecnológica: uma cooperação para a competitividade internacional". Este é o mais importante evento econômico bilateral entre Brasil e Alemanha. Acontece desde 1982 de forma alternada entre os dois países e esta é a primeira vez em 25 edições que ocorre fora de uma capital. A expectativa de público é de mil pessoas, entre empresários e autoridades dos dois países.

Nesta edição, serão realizados workshops, painéis, palestras e reuniões. Os temas envolvem infra-estrutura, logística, responsabilidade social corporativa, biocombustíveis, energia, tecnologia da informação, saúde e bem estar, entre outros. Hoje o encontro é um marco para as novas relações comerciais, o avanço tecnológico, a capacitação empresarial, a aproximação cultural e um conjunto de alternativas para a construção do desenvolvimento sustentável, que representa um interesse comum aos dois países.

Galeria de Fotos

Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI