TV digital chegará a todos os municípios até dezembro de 2013

O sinal da TV digital chegará a todos os municípios até dezembro de 2013. Antes, porém, em dezembro de 2009, todas as capitais serão atendidas pelo serviço, que começa, dia 2 de dezembro deste ano, na região metropolitana de São Paulo. 

O cronograma está estabelecido pelo decreto 5.820/2006, que também determina que a partir de julho de 2013 o Ministério das Comunicações não outorgará concessões para transmissões analógicas, que serão desativadas definitivamente em 2016.

Até lá, porém, o aparelho de televisão atual poderá ser usado, pois a transmissão, por sinais digitais e analógicos, ocorrerá simultaneamente. Quem tiver aparelhos com entradas para áudio e vídeo poderá receber sinais digitais por meio de um conversor, que será disponibilizado pelo comércio.

A nova tecnologia viabilizará a televisão de alta definição (HDTV), que permite resolução de até 1.920 x 1.080 pixels (no sistema analógico, a resolução é de 400 x 400 pixels), o equivalente à qualidade proporcionada pelo cinema. Mais importante do que isso, porém, é a possibilidade de interatividade com o telespectador. As emissoras poderão, por exemplo, informações complementares como a sinopse do filme, dados sobre um determinado entrevistado, a trilha sonora da novela ou, até mesmo, escolher o idioma para assistir a determinado programa. Por enquanto, cada emissora prepara seu pacote de serviços.

Entre os serviços públicos que a tecnologia da TV digital pode proporcionar, o governo pretende oferecer, por meio da interatividade, programas de Educação a distância, telemedicina e inclusão digital, além de outros mais simples que já são prestados na internet, como o envio da declaração do imposto de renda, por exemplo. No futuro, será inevitável que a ampliação dos serviços da TV Digital caminhe em direção à conexão da internet, telefonia, conferência e compra direta online no momento da propaganda.

Fonte: Agênica CNM