O Ministro da Economia e Tecnologia da Alemanha, Michael Glos, chega ao Brasil neste domingo, 18 de novembro, e no mesmo dia inaugura a nova fábrica da KRAH-ICE, em Timbó. A empresa, que fornece equipamentos para a indústria automotiva, escolheu a cidade para se instalar por conta da mão-de-obra qualificada com conhecimentos da língua alemã. Uma situação já recorrente nos estados do Sul do Brasil.
Na parte da tarde, Glos inaugura a nova Casa Alemã (Deutsches Haus), que abrigará uma filial da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha e o escritório do Cônsul Honorário de Blumenau. À noite participa da entrega do prêmio Personalidade Brasil-Alemanha, no Teatro Carlos Gomes.
Já na segunda-feira (19/10) o ministro alemão, juntamente com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, abre o 25º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que acontece em Blumenau até 20 de novembro.
Segundo o ministro, o encontro demonstra a importância das relações entre os dois países, que se intensificaram muito nos últimos anos. O Brasil é considerado pela Alemanha um importante parceiro político, econômico e cultural.
25º Encontro Econômico Brasil-Alemanha
Blumenau é a primeira cidade do interior a sediar o Encontro Econômico Brasil-Alemanha, pois as edições anteriores só aconteciam nas capitais brasileiras. A expectativa é de 1.400 autoridades políticas e empresariais que nos três dias do evento conhecerão as oportunidades de negócios na região. O encontro acontece de 18 a 20 de novembro, no Parque Vila Germânica.
O Ministro Michael Glos estará acompanhado de uma delegação de aproximadamente 70 pessoas, que inclui o Vice-Ministro da Economia Bernd Pfaffenbach, o Vice-Ministro da Educação e Pesquisa Frieder Meyer-Krahmer, o Embaixador Gerhard Enver Schrömbgens, encarregado do Governo alemão para assuntos políticos da América Latina, e quatro Delegados do Bundestag, o Parlamento Alemão. No entanto a maioria da delegação é composta por representantes de empresas alemãs e da Confederação Nacional da Indústria alemã, a BDI.
O encontro deste ano tem como tema "Cooperação Tecnológica e Inovação: Reforçando a Competitividade Internacional", e terá representantes de diversas áreas, como indústria automobilística, logística, responsabilidade social, energia, tecnologia da informação, saúde e bem-estar, agronegócio, entre outros.
Relações Comerciais Brasil-Alemanha
O Brasil é o principal parceiro comercial da Alemanha na América Latina. O comércio entre os dois países movimentou no último ano mais de 12 bilhões de dólares, sendo o Brasil o segundo principal parceiro nas Américas. Em 2007, considerando apenas os resultados do primeiro semestre, o total do comércio bilateral (isto é, considerando importações e exportações) cresceu entre 26 e 27%.
No Brasil existem cerca de 1200 empresas com capital alemão, representando investimentos diretos de mais de 20 bilhões de dólares. Algumas delas se instalaram na região de Blumenau, que tem o diferencial de contar com mão-obra-qualificada dotada de conhecimento não só do idioma alemão, como também da cultura, o que permite uma fácil assimilação e mistura da mentalidade dos dois países.
Para o Embaixador da Alemanha em Brasília, Prot von Kunow, que acompanhará o Ministro Michael Glos na visita ao Brasil, o encontro em Blumenau irá favorecer ainda mais as parcerias Brasil-Alemanha na região. "Empresas alemãs, especialmente de pequeno e médio porte, terão a oportunidade de descobrir as boas condições de investimento em uma região do Brasil não tão conhecida como as grandes metrópoles. Tenho certeza que deste encontro resultarão bons contratos para ambos os lados" afirma.
Fonte: Ascom AMMVI com colaboração da Assessoria de Imprensa e Cultura da Embaixada da República Federal da Alemanha