Encontro também será político

O time de políticos brasileiros no Encontro Brasil-Alemanha será grande e eclético. Desde o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva até prefeitos dos municípios vizinhos farão parte do evento. No entanto, a liberação de verbas ficará restrita ao gesto do governo estadual. Até agora, a assinatura de convênios não consta da agenda oficial.

– A visita do presidente é institucional. Não haverá nenhuma novidade de liberação de recursos ou assinatura de convênios – disse o deputado federal Décio Lima (PT).

Além de Décio, estarão em Blumenau os deputados federais João Pizzolatti (PP) e Nelson Goetten (PR), deputados estaduais e a senadora Ideli Salvatti (PT), que foi a interlocutora da vinda do presidente ao Encontro. O prefeito João Paulo Kleinübing também convocou todos os integrantes do primeiro escalão:

– Teremos a oportunidade de usar o encontro para mostrar e vender a cidade como local de investimentos – disse.

Prefeitos buscarão novos investimentos

Oito dos 14 prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) também estarão no evento. Eles querem manter contatos para tentar buscar futuros investimentos para a região.

– O importante é pensarmos o coletivo. Algum de nós deve ser beneficiado – opinou o prefeito de Guabiruba, Orides Kormann.

– Vamos buscar parcerias na indústria de tecnologia e também na de transformação de energia – afirmou Oscar Schneider, prefeito de Timbó

Os prefeitos que integram a AMMVI terão um estande específico para apresentar suas potencialidades. O investidor que tiver interesse em uma das cidades poderá manter contato ali mesmo.

Fonte: Jornal de Santa Catarina, sessão Economia, edição nº 11151, de 16 de novembro de 2007.