A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) participou na última sexta-feira, 23 de novembro, de reunião com a missão internacional Costa do Marfim, país africano, no auditório da Associação Empresarial de Blumenau. A missão foi recebida por prefeitos da AMMVI e membros da prefeitura de Blumenau e Acib.
Os visitantes conheceram o modelo associativo e de desenvolvimento regional aplicado pela AMMVI, bem como as experiências em destinação do lixo e merenda escolar. O secretário executivo José Rafael Corrêa apresentou o vídeo institucional da entidade, onde são pontuadas as potencialidades da região e características marcantes de cada município. "Além disso, atendemos as dúvidas e explicamos brevemente o trabalho que a AMMVI desenvolve em prol da microrregião" afirma.
A comitiva é formada por 15 eleitos pelo governo da Costa do Marfim, liderados pelo Ministério do Interior daquele país. Segundo o diretor de cooperação de descentralização do Ministério do Interior do Governo da Costa do Marfim, Sombo Kebou Pierre, as duas áreas de maior interesse são meio ambiente, coleta e tratamento de lixo e gestão de alimentação escolar.
A comitiva veio ao Brasil com a intenção de manter parceria e adquirir conhecimentos para resolver um grave problema da Costa do Marfim que é a destinação do lixo. Na área da educação, o foco é a merenda escolar. Os visitantes disseram que a região é um exemplo na alimentação das crianças que freqüentam a escola e que pretendem aprender sobre isso. Além disso, os eleitos objetivam também promover a imagem do país africano para atrair visitantes e fomentar o turismo local.
A missão já visitou São Paulo, Chapecó e Florianópolis. As próximas cidades serão Rio do Sul, Joinville e Curitiba.
Carta de Intenções
No sábado (24/11), os eleitos juntamente com o presidente da AMMVI, Ércio Kriek, assinaram uma carta de intenções que prevê a promoção de iniciativas conjuntas com a finalidade de difundir as experiências de desenvolvimento local e a promoção e gestão do desenvolvimento do território.
A carta prevê ainda a oportunidade de colaboração entre governos, instituições, micro e pequenas empresas e universidades, visando a transferência e difusão de conhecimento e tecnologias. Além disso, objetiva implantar atividades de intercâmbio técnico e cultural, e de intercâmbio técnico e cultural, e de informações de interesse comum promovendo encontros de experiências nos temas de desenvolvimento local.
"Ficamos honrados em apresentar nossa região aos prefeitos africanos. Temos muito o que mostrar e com certeza, podemos contribuir para o aprimoramento do país africano apresentando nossas experiências bem sucedidas" afirma Kriek. Para ele, a carta de intenções favorecerá o intercâmbio das relações entre os dois países e a "AMMVI está aberta a discussões e a oportunidade de mostrar que nossas iniciativas também podem dar certo naquele país" conclui.
Costa do Marfim
A Costa do Marfim foi colonizada por franceses e teve sua independência declarada em 1960. O país é o maior produtor e exportador de cacau do mundo e até a segunda metade do século 20 era o maior explorador de marfim. De 200 a 2004 a população sofreu com a Guerra Civil, o que deixou o desenvolvimento econômico comprometido.
Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI