Olimpio Tomio é eleito presidente da AMMVI para 2008

O prefeito de Indaial, Olímpio José Tomio (PT), foi eleito ontem (11/12) o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajai (AMMVI). Ele vai suceder o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek (DEM). A eleição aconteceu durante a última Assembléia Geral Ordinária do ano, realizada na sede da entidade, em Blumenau.

Na ocasião, os representantes dos 14 municípios que compõem a AMMVI elegeram a nova Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal por aclamação. Na gestão de 2008, Tomio terá o apoio do 1º e 2º vice-presidentes assumidos pelos prefeitos Ércio Kriek (DEM), de Pomerode, e Carlindo Alberto Persuhn (PP), de Benedito Novo.

Tomio assumirá o cargo a partir de 1º de janeiro, mas sua posse será efetivada no dia 29 de janeiro durante a primeira assembléia de 2008, que acontecerá em Indaial. O prefeito afirma sentir-se lisonjeado com a escolha e feliz em poder assumir a presidência de uma associação exímia, sólida e com efetiva participação nos municípios.

"Nosso objetivo será dar continuidade às iniciativas em andamento, tendo a duplicação da BR-470 como nossa principal bandeira regional" afirma o novo presidente da AMMVI. Tomio lembra que as iniciativas da AMMVI, que oferece serviços de assessoria e treinamento aos administradores públicos da região, têm um efeito indireto para toda a comunidade local.

"Quando você qualifica a administração pública, a qualidade dos serviços melhora e a população ganha" analisa Tomio. Para ele, os municípios menores têm dificuldades em contratar serviços de assessoria e consultoria. Ao oferecer esta possibilidade, a AMMVI permite que os pequenos municípios possam capacitar suas administrações.

Tomio exemplifica que ao mandar os funcionários públicos para Blumenau, onde os cursos da AMMVI são oferecidos, as cidades menores economizam com passagens, diárias e hospedagem.

No comando da AMMVI por um ano, Kriek destaca também que o papel da entidade no assessoramento dos municípios de menor porte é fundamental. "A elaboração dos planos diretores nos 8 municípios de menor porte da região foi toda assessorada pela AMMVI, assim como as discussões do plano municipal de saneamento e a resolução de questões burocráticas do dia-a-dia".

"Além disso, neste ano a AMMVI aprimorou o diálogo dos municípios com os órgãos estaduais, especialmente o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público" afirma Kriek. Na retrospectiva, o prefeito aborda ainda a participação da entidade nas mobilizações estadual e federal na defesa das reivindicações dos municípios, juntamente com a Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

DIRETORIA EXECUTIVA 2008

CARGO

PREFEITO

MUNICÍPIO

Presidente Olímpio José Tomio (PT) Indaial
1º Vice-presidente Ércio Kriek (DEM) Pomerode
2º Vice-presidente Carlindo Alberto Persuhn (PP) Benedito Novo
1º Tesoureiro Moacir Merizio (PMDB) Botuverá
2º Tesoureiro Hideraldo José Giampiccolo (PMDB) Rio dos Cedros
 

CONSELHO FISCAL 2008

CARGO

PREFEITO

MUNICÍPIO

Membro Efetivo Oscar Schneier (PMDB) Timbó
Membro Efetivo Pedro Moser (PDT) Ascurra
Membro Efetivo Orides Kormann (PMDB) Guabiruba

Assembléia Geral Ordinária

Durante a 368ª Assembléia Geral Ordinária, realizada nesta terça-feira, os prefeitos da AMMVI abordaram outros assuntos em pauta, como a saúde pública, saneamento básico, orçamento para 2008, Consórcio Intermunicipal de Saúde da AMMVI, regulamento do Plano de Cargos e Salários.

Participaram da reunião os prefeitos de Apíuna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

AMMVI

Fundada em 1969, a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí atua em prol dos 14 municípios associados junto às esferas de governo, defende a autonomia municipal e fomenta o desenvolvimento regional, através da integração administrativa, econômica e social dos municípios que a compõem.

A AMMVI sempre esteve à frente das reivindicações municipais, liderando mobilizações e oferecendo serviços com o objetivo de atender às necessidades dos seus municípios. Muitas destas ações e conquistas foram responsáveis pelo fortalecimento do Movimento Municipalista.

Ao longo desses 38 anos, a AMMVI participou ativamente das questões voltadas á duplicação da BR 470, ligações rodoviárias entre os municípios, segurança pública, saneamento básico, agricultura familiar, planejamento urbano, meio ambiente e educação.

A composição pluripartidária de sua Diretoria Executiva garante o equilíbrio das forças políticas regionais, que atuam em conjunto para preservar os interesses dos municípios junto ao governo estadual e federal, Assembléia Legislativa e Congresso Nacional.

Com um corpo técnico especializado, a AMMVI municia os gestores municipais, funcionários e servidores públicos com informações atuais e relevantes para a execução do trabalho diário.

A entidade desenvolve ainda um trabalho de assessoria nas áreas jurídica, contábil, orçamentária, controladoria, planejamento urbano, informática, movimento econômico e comunicação. Além disso, desenvolve trabalhos com base nos colegiados de agricultura, compras e licitação, contadores, controle interno, educação, procuradores, tributação e saúde.

Como entidade de convergência dos interesses dos municípios associados, a AMMVI propicia o aperfeiçoamento da administração pública através da realização de capacitações, cursos, treinamentos, seminários e palestras.

Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI