Documentos do Saneamento para Todos devem ser entregues até dia 11 de fevereiro

Estados e municípios têm até o dia 11 de fevereiro para entregar aos agentes financeiros a documentação exigida pelo Programa Saneamento para Todos. No último dia 21 foi divulgada a lista dos projetos selecionados dos municípios com população entre 50 mil e 150 mil habitantes. De acordo com o Ministério das Cidades, este ano, serão investidos R$ 2,2 bilhões do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para financiar ações de saneamento básico em todo o país. Foram selecionados 533 projetos em 357 municípios.

Segundo o Ministério, participaram da seleção prefeituras, governos estaduais e companhias estaduais e municipais de saneamento. Dos recursos destinados, serão investidos R$ 449,3 milhões no financiamento de 100 projetos de abastecimento de água; R$ 524,5 milhões em 85 projetos de esgotamento sanitário; R$ 132,1 milhões em 23 projetos de saneamento integrado; R$ 654,1 milhões em 53 projetos de drenagem; R$ 307,4 milhões em 97 projetos de resíduos sólidos; e R$ 154,8 milhões em 175 propostas de estudos e projetos.

O Programa Saneamento para Todos financia operações de crédito com recursos do FGTS e do FAT para execução de ações de saneamento básico. Estados e municípios podem solicitar financiamento para obras de implantação e ampliação de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos, águas pluviais e resíduos da construção, saneamento integrado, além da preservação e recuperação de mananciais e elaboração de estudos e projetos que tenham o objetivo de qualificar a gestão da prestação de serviços.

Fonte: Ascom AMMVI com informações do Ministério das Cidades