Um pioneiro na Fecam

Primeiro servidor público da prefeitura de Massaranduba, concursado em 1969, o prefeito Dávio Leu (DEM) foi eleito por aclamação presidente da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), ontem. O administrador da cidade do Norte do Estado já definiu as diretrizes na entidade que representa as 293 prefeituras de Santa Catarina. Entre elas, pretende aumentar o diálogo com o governo federal em torno da reforma tributária.

Ontem, durante a posse, na Capital, ele defendeu o papel da entidade na defesa dos interesses dos municípios e, por conseqüência, dos habitantes.

– Santa Catarina tem se destacado no cenário nacional pela capacidade de associativismo dos municípios, que, em conjunto, têm conseguido encaminhar questões importantes para a sociedade catarinense.

Leu cita como exemplo o aumento da participação dos municípios catarinenses no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), através do qual a União repassa recursos às unidades da federação.

Associações atuam na qualificação profissional

Para o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – Ammvi, Olimpio Tomio, a principal utilidade das associações de municípios está na qualificação dos servidores públicos.

– Oferecemos cursos na área de gestão e finanças, preparando o poder público para oferecer serviços de melhor qualidade à população e a menor custo – avalia Tomio.

O mandato de Dávio Leu na Fecam será de um ano. Ele substitui o prefeito de Sombrio, no Sul do Estado, José Milton Scheffer (PP).

A estrutura das associações
Fecam

– Associações de municípios filiadas: 20

– Assembléia Geral: Composta pelos 293 prefeitos de SC

– Conselho Deliberativo: composto pelos presidentes das 20 associações filiadas

– Conselho Executivo: presidente, 1º vice-presidente, 2º vice, 3º vice, 1º secretário e 2º secretário

– Assessoria jurídica: dois assessores e um consultor

– Escola de gestão pública: um assessor e um estagiário

– Objetivos: fortalecer o associativismo entre os municípios, assessorá-los no encaminhamento e execução de projetos e garantir maior representatividade política aos municípios perante o Estado e a União.

– Com se mantém: com repasses mensais das entidades associadas

Ammvi

– Diretoria executiva: presidente, 1º presidente, 1º e 2º vice-presidente, 1º Tesoureiro, 2º tesoureiro

– Conselho fiscal: três membros efetivos

– Equipe técnica: 22 membros, entre arquitetos, engenheiros, advogados, biólogos, contadores, economistas e técnicos em informática

– Objetivos: assessorar e qualificar a gestão pública nos municípios associados, através de cursos, palestras, seminários e consultorias

– Como se mantém: com repasses dos associados

– Municípios associados na Ammvi: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó

Fonte: Matéria publicada no Jornal de Santa Catarina, edição nº 11215, dia 31 de janeiro de 2008, por Rodrigo Pereira.