A Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí – AMMVI esteve representada através dos prefeitos de Gaspar e Indaial na Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, realizada de 13 a 16 de fevereiro, na PUC-RS, em Porto Alegre. O evento reuniu quase 7 mil pessoas – entre gestores públicos, lideranças comunitárias e promotores governamentais – que representavam aproximadamente 90 países de todo o mundo.
Com o tema "Inovação Democrática e Transformação Social para cidades inclusivas no Século 21", a Conferência objetiva criar um ambiente de reflexão coletiva, de discussão e apresentação de experiências, que permitam uma abordagem da temática do desenvolvimento de cidades sob seus mais diversos ângulos.
Durante os quatro dias foram debatidos temas centrais, como: o Direito à Cidade (políticas locais sobre direitos e responsabilidades dos cidadãos); Governança e Democracia em Cidades (experiências inovadoras de gestão e participação democrática); Desenvolvimento Local em Cidades (processos de investimentos em capital social para desenvolver ativos econômicos, ambientais, humanos, sociais e políticos), Sustentabilidade e Cidade-Rede (cidade sustentável do futuro).
Para o prefeito de Gaspar, Adilson Luis Schmitt, que participou da conferência juntamente com a equipe técnica da prefeitura, o encontro oportunizou a discussão e a busca de soluções comuns junto a especialistas de vários países. "O evento nos fez refletir sobre como é a cidade que queremos, e como é a cidade necessária para este novo milênio" afirma. Schmitt salienta ainda da importância de participar desse tipo de evento para conhecer experiências bem-sucedidas e buscar sua aplicabilidade no município.
Além do prefeito de Gaspar, a AMMVI esteve representada por seu presidente, Olímpio José Tomio, que participou das oficinas e painéis oferecidos pelo encontro. O prefeito de Indaial destaca que todas as discussões centralizavam-se na importância da participação popular e na necessidade das entidades em criar mecanismos que fomentem a discussão coletiva. "Além da troca de experiências e um maior conhecimento sobre o processo de desenvolvimento da cidade, a participação popular propicia uma tomada de decisão mais acertada e, consequentemente, torna a administração pública mais produtiva" ressalta Tomio.
Na ocasião, Indaial apresentou ainda a experiência do município em saneamento, água, lixo e esgoto. Segundo Tomio, foi apresentado o projeto elaborado pela administração para a captação de recursos destinados ao saneamento e infra-estrutura. Foram apresentados também os resultados obtidos pelo município até o momento, que envolvem a coleta seletiva de lixo, aterro sanitário, reciclagem e água potável. Na oportunidade, o presidente da AMMVI destacou o bom trabalho do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale, que reúne nove municípios da entidade e auxilia os municípios menores em resolver esse tipo de demanda.
"Com certeza a conferência cumpriu seu papel e transmitiu a diversidade de iniciativas de inovação e transformação social que vêm surgindo nos últimos anos" declara o presidente da AMMVI. Para ele, as experiências foram válidas e expressaram a preocupação coletiva com o desenvolvimento sustentável.
O evento é promovido pelas prefeituras de Porto Alegre (Brasil) e de Roma (Itália), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério das Cidades e Confederação Nacional dos Municípios. Conta ainda com o apoio do Banco Mundial, Unesco e Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Fonte: Michele Prada / Ascom AMMVI