Prefeitos da AMMVI elaboram planejamento para 2008

Na tarde de ontem, 27 de fevereiro, os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí reuniram-se para elaborar o planejamento estratégico regional 2008. O encontro, que aconteceu no Fazzenda Park Hotel em Gaspar, contou com a participação de 10 gestores municipais, além da equipe técnica da entidade.

O documento elaborado contempla ações na área de saúde, rodovias e transportes, educação, tributação e finanças, segurança pública, agricultura, turismo, comunicação, saneamento, energia, meio ambiente, captação de recursos e intercâmbio.  Os prefeitos discutiram ainda questões voltadas a AMMVI, como os colegiados, movimento econômico, planejamento urbano, saneamento básico, cursos e eventos para 2008.

"Aproveitamos o momento para revisarmos o planejamento de 2007, verificar quais metas foram atingidas, atualizar e incrementar as ações da entidade de acordo com o contexto atual" afirma o presidente da AMMVI, Olímpio José Tomio, prefeito de Indaial.

O prefeito anfitrião, Adilson Luis Schmitt, acredita da relevância do planejamento municipal e/ou regional, para que os gestores tenham uma abordagem única e a entidade possa tomar um posicionamento frente a algumas questões. "Isso facilita o trabalho da AMMVI na representação dos interesses municipais e no fomento ao desenvolvimento regional" declara.

Assembléia

Na manhã desta quarta-feira, a AMMVI realizou a segunda Assembléia Geral Ordinária do ano. Na ocasião, a entidade prestou contas aos prefeitos e ainda apresentou o Relatório de Atividades 2007, com a descrição completa das ações durante o ano.

Na assembléia, os prefeitos discutiram também saneamento básico, planejamento urbano e estabeleceram as prioridades para este ano.  Durante a reunião, o Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e o Consórcio Intermunicipal de Saúde apresentaram o relatório do exercício do ano passado.

Para atender as dúvidas em relação ao período eleitoral, participou da assembléia dos prefeitos o assessor jurídico da Federação Catarinense de Municípios, Marcos Fey Probst, que explicou as proibições aos prefeitos candidatos a reeleição neste ano. "Procuramos manter uma posição mais restritiva, para que nenhum prefeito tenha sua candidatura impugnada ou seu diploma cassado" explica.

Para o presidente da AMMVI, essa questão exige muito cuidado e, por isso, a entidade colocou o departamento jurídico a disposição dos gestores públicos, para que todos recebam a mesma orientação. "Tanto a AMMVI quanto a Federação está em contato direto com o Tribunal Superior Eleitoral, objetivando passar a melhor orientação possível aos prefeitos" afirma.

Participaram da assembléia os prefeitos de Apiúna, Jamir Marcelo Schmidt; Ascurra, Pedro Moser; Benedito Novo, Carlindo Alberto Persuhn; Botuverá, Moacir Merizio; Doutor Pedrinho, Ercides Giacomozzi; Gaspar, Adilson Luis Schmitt; Indaial, Olímpio José Tomio; Rio dos Cedros, Hideraldo José Giampiccolo; Rodeio, Carlos Alberto Pegoretti e Timbó, Oscar Schneider. A Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau esteve representada por seu diretor geral, Raimundo Mette.

Fonte: Michele Prada/Ascom AMMVI